Policiais militares do 22º BPM (Maré) seguram o recém-nascido encontrado em uma lixeira em Benfica — Foto: Reprodução: Policia Militar
Na manhã desta terça-feira (8), policiais militares do 22º BPM (Maré) resgataram um recém-nascido que foi encontrado dentro de uma lixeira, na Rua Capitão Félix, no bairro de Benfica, Zona Norte do Rio de Janeiro. O bebê, um menino, ainda estava com o cordão umbilical, o que indica que havia nascido há poucas horas.
A ação de resgate começou quando uma moradora ouviu o choro da criança ao passar pelo local e imediatamente acionou a polícia. Os agentes chegaram rapidamente, retiraram o bebê da lixeira e o encaminharam com urgência para o Hospital Central do Exército, a unidade de saúde mais próxima da ocorrência.
Vídeo: Reprodução Redes Sociais
Criança recebeu os primeiros atendimentos médicos no HCE
Assim que chegou ao hospital, o recém-nascido foi atendido pela equipe médica de plantão, que prestou os primeiros socorros e iniciou os procedimentos necessários para estabilizar seu estado de saúde. Até o momento, a direção da unidade hospitalar não divulgou detalhes clínicos sobre o bebê, mas a expectativa é que um boletim médico seja divulgado nas próximas horas.
Polícia investiga quem é a mãe e as circunstâncias do abandono
O caso foi registrado na 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso), que agora conduz as investigações para identificar a mãe da criança e compreender as circunstâncias que levaram ao abandono. A Polícia Civil busca imagens de câmeras de segurança da região e irá ouvir moradores e comerciantes que possam ter presenciado movimentações suspeitas durante a madrugada ou início da manhã.
Conforme prevê o Código Penal, o abandono de recém-nascido pode ser enquadrado como crime, especialmente se houver risco à integridade física ou à vida da criança.
Fonte: g1.globo.com