Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Aprovada na Alerj, medida beneficia mulheres que comprovarem medida protetiva ou sentença condenatória; projeto agora aguarda sanção do governador.

As mulheres vítimas de violência doméstica poderão ser isentas do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos para qualquer cargo da administração estadual fluminense. A determinação consta no Projeto de Lei 1.676/23, de autoria do deputado Carlinhos BNH (PP), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta terça-feira (19/08). A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

A isenção valerá para a inscrição em um concurso público aberto nos cinco anos seguintes ao da concessão da medida protetiva, ou do trânsito em julgado da sentença condenatória. Para ter direito a vítima deverá apresentar a decisão judicial expedida pela Justiça Estadual.

“Sabe-se que a participação em certames públicos tem um alto custo desde os investimentos com materiais e preparação. Assegurando a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, se vislumbra não só um incentivo para essas mulheres, como também se viabiliza a concretização de um emprego na área pública e da autonomia financeira”, declarou Carlinhos BNH.

Informações falsas

A candidata que prestar informação falsa com o intuito de usufruir da isenção poderá ter sua inscrição cancelada, ser excluída da lista de aprovados ou ter seu ato de nomeação declarado nulo.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Lateral-esquerdo de 22 anos pertence ao Nottingham Forest, já aceitou proposta salarial e aguarda exames médicos para fechar com o clube carioca.

Perícia continua em andamento; subsolo permanece interditado e responsabilidades seguem sob apuração.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE - 2026-02-03T074043.355
Polícia Civil impede ataques terroristas com bombas no Centro do Rio

Operação identificou grupos antidemocráticos que planejavam atentados com explosivos caseiros e coquetéis molotov; três suspeitos foram presos.

IMAGENS PARA O SITE - 2026-02-03T073141.629
Diniz é vaiado e chamado de “burro” após empate do Vasco no Carioca

Torcida protesta em São Januário e aumenta pressão sobre o treinador.

IMAGENS PARA O SITE (5)
Alerta aos banhistas: aumento de caravelas-portuguesas no litoral do RJ no verão

Aparições são mais comuns nesta época do ano; saiba como se prevenir e o que fazer em caso de contato com o animal venenoso.