Vasco da Gama x Fluminense pelo Campeonato Brasileiro realizado no Estádio do Maracanã em 20 de Outubro de 2025. (Foto: Matheus Lima/Vasco).
O Vasco da Gama venceu o Fluminense por 2 a 0, nesta segunda-feira (19), no Maracanã, em duelo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Rayan e Nuno Moreira, consolidando a ótima fase do time comandado por Fernando Diniz, que agora soma cinco vitórias nos últimos seis jogos e entra de vez na disputa por uma vaga na Libertadores de 2026.
Rayan decide novamente
O clássico começou intenso. Logo aos três minutos, Germán Cano obrigou Léo Jardim a fazer grande defesa depois de erro de saída de bola de Barros. O Fluminense pressionou nos primeiros minutos, mas o Vasco equilibrou o jogo com o passar do tempo.
Aos 37 minutos, Rayan aproveitou jogada iniciada por Paulo Henrique, dominou e finalizou para abrir o placar. Foi o 16º gol do atacante na temporada, que vive o melhor momento desde a subida ao profissional.

Rayan é festejado pelos companheiros; Vasco x Fluminense; Brasileirão 2025 (Foto: André Durão)
Nuno amplia e garante a vitória
No início do segundo tempo, aos cinco minutos, o Vasco ampliou. Após jogada com corta-luz e nova participação de Rayan, a bola sobrou para Nuno Moreira, que empurrou para as redes após rebote de Fábio.
Com ampla superioridade, o Vasco controlou o clássico. Nem as mudanças de Luis Zubeldía surtiram efeito no Fluminense. Em um momento curioso, Soteldo entrou vaiado por ambas as torcidas. Os gritos de “olé” tomaram conta do Maracanã até o apito final.
Provocações e clima de rivalidade
Após o jogo, Rayan voltou a provocar o rival, repetindo o gesto de “C” com as mãos — referência à Série C de 1999, conquistada pelo Fluminense. Nas redes sociais, o Vasco também ironizou o adversário e atualizou o retrospecto do confronto para 156 vitórias cruzmaltinas.

Rayan, do Vasco, provoca o Fluminense na comemoração (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)
Tabela e próximos jogos
- Vasco: chega a 39 pontos, sobe para o 8º lugar e enfrenta o Bragantino, no domingo, às 18h30, sem Fernando Diniz, suspenso.
- Fluminense: permanece com 41 pontos, na 7ª colocação, e encara o Internacional, no sábado, às 17h30, no Maracanã. Freytes será desfalque após receber o terceiro amarelo.