Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Apesar de avanços, cobertura vacinal contra a poliomielite no Rio de Janeiro permanece abaixo da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A cobertura vacinal contra a poliomielite no estado do Rio de Janeiro permanece abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), situação que persiste desde 2016. Apesar dos esforços para aumentar a imunização, uma geração de quase 40 anos que não presenciou os efeitos da paralisia infantil corre risco de ser surpreendida pelo aparecimento de possíveis casos. Neste contexto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) reforça a importância da vacinação, especialmente durante a Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 31 de outubro.

A meta de 95% de vacinação contra a poliomielite, estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), não vem sendo atingida no estado do Rio de Janeiro desde 2016. Essa situação preocupa as autoridades de saúde, pois a poliomielite é uma doença altamente contagiosa que pode levar à paralisia permanente e até à morte.

O Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado nesta sexta-feira (24), destaca a importância da vacinação para a erradicação da doença. No Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) está intensificando os esforços para aumentar a cobertura vacinal, especialmente entre crianças menores de 5 anos, grupo mais vulnerável à doença.

A Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 31 de outubro, oferece todas as vacinas previstas no calendário nacional, incluindo a vacina inativada contra a poliomielite (VIP). A SES-RJ orienta que pais e responsáveis levem seus filhos às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação e garantir a proteção contra a poliomielite e outras doenças.

A vacinação é a única forma eficaz de prevenção contra a poliomielite. É fundamental que a população aproveite a campanha para manter as altas coberturas vacinais e evitar o retorno dessa doença grave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Yoga, acupuntura, terapia comunitária e práticas integrativas serão oferecidas à população no centro da cidade.

Risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos preocupa autoridades; Nordeste também entra em nível de alerta.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (32)
Polícia Civil e Prefeitura apreendem materiais públicos furtados em ferro-velhos de Maricá

Operação conjunta identificou materiais de iluminação pública e prejuízo já passa de R$ 1 milhão aos cofres do município.

Saul-Coutinho-Flamengo-Vasco-scaled-aspect-ratio-512-320
Flamengo x Vasco: onde assistir ao vivo, horário e escalações do clássico no Carioca 2026

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Carioca

IMAGENS PARA O SITE (7)
Polícia prende dono de clínica de reabilitação suspeito de chefiar esquema de internações ilegais no RJ

Investigações apontam existência de “setor de capturas” que promovia abordagens violentas e internações forçadas sem autorização judicial