Tempo nublado na Leopoldina, região central do Rio de Janeiro — Foto: Rafael Nascimento/ g1 Rio
O Rio de Janeiro pode enfrentar a formação de um ciclone extratropical entre a noite desta segunda-feira e a manhã de terça, segundo a Climatempo. O fenômeno deve se desenvolver na costa entre São Paulo e Rio devido a um sistema de baixa pressão atmosférica.
As primeiras pancadas de chuva são esperadas para a própria segunda-feira e podem acumular até 100 milímetros em áreas do estado. A chuva pode vir acompanhada de rajadas de vento entre 70 e 80 quilômetros por hora, além de eventual queda de granizo.
A partir de quarta-feira, a tendência é de redução gradual da chuva, com alternância entre períodos nublados e aberturas de sol. Ventos marítimos ainda poderão provocar chuva fraca em alguns pontos, mas sem grande acumulado.
A Climatempo reforça que o ciclone deve ser menos intenso do que aquele que provocou tornados no Paraná recentemente. Ainda assim, especialistas recomendam cautela. Entre as orientações, estão evitar abrigos debaixo de árvores, não enfrentar áreas alagadas e reduzir deslocamentos durante momentos de chuva forte.
Previsão de temperaturas e acumulados de chuva
Segunda-feira: 21ºC a 28ºC, 50 mm
Terça-feira: 20ºC a 27ºC, 15 mm
Quarta-feira: 19ºC a 26ºC, 8 mm
Quinta-feira: 18ºC a 26ºC, 3 mm
Sexta-feira: 19ºC a 30ºC, 2 mm
Fonte: G1