Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Sargentos são acusados de repassar informações estratégicas a facção que domina comunidades fluminenses

Foto: PMERJ/Divulgação/Arquivo

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira, dois sargentos da Polícia Militar do Rio de Janeiro suspeitos de repassar informações sigilosas sobre operações policiais. Um dos presos atua no BOPE, o batalhão de elite da corporação. A operação, chamada Tredo, também apreendeu três veículos e celulares ligados aos investigados.

Os agentes cumprem 11 mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão no Rio e em Mesquita, na Baixada Fluminense. A PF afirma que o objetivo é desarticular um núcleo criminoso formado por agentes públicos infiltrados em estruturas de segurança.

Grupo abastecia o Comando Vermelho com informações privilegiadas

As investigações indicam que policiais militares enviavam dados estratégicos sobre operações planejadas para lideranças do Comando Vermelho. Dessa forma, os criminosos reorganizavam posições e reforços antes das incursões policiais, o que aumentava riscos para tropas e moradores.

Segundo a PF, o grupo atuava de maneira recorrente e sabia exatamente quando e onde as ações policiais ocorreriam. Esse vazamento, portanto, interferia diretamente na execução de operações em diferentes comunidades fluminenses.

Investigação começou com militar da Marinha

A apuração teve início após o compartilhamento de informações sobre um militar da Marinha que fornecia drones e treinava integrantes da facção para operar os equipamentos. A partir desse ponto, os investigadores rastrearam comunicações internas e identificaram policiais militares envolvidos no esquema.

As autoridades afirmam que a investigação segue em andamento e pode revelar outros servidores infiltrados no Estado.

Operação continua

A PF destacou que o cumprimento dos mandados busca ampliar o mapeamento da rede criminosa. A operação deve seguir com análise de dados extraídos dos celulares apreendidos e com o depoimento dos detidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Projeto publicado na Alerj abre caminho para zerar juros e reorganizar contas públicas do Estado do Rio

Com aumento recorde de homicídios infantis, nova Ronda de Proteção à Infância (RPI) entrará em ação para garantir segurança física e psicológica de menores

Últimas notícias
54976243264-dbee2e52ae-k
Flamengo garante mais R$ 10,9 milhões com vaga na semifinal do Intercontinental

Rubro-Negro avança sobre o Cruz Azul, eleva ganhos no torneio e mira decisão contra o PSG

IMAGENS PARA O SITE (2)
Flamengo com quase força máxima para estreia no Intercontinental contra o Cruz Azul

Rubro-Negro enfrenta os mexicanos em busca do título do Derby das Américas e classificação para a semifinal; Pedro é ausência confirmada.

IMAGENS PARA O SITE (9)
Fábrica clandestina do Comando Vermelho comprava peças de fuzis pela internet, revela investigação da PF

Investigação mostra que integrantes do CV usavam plataformas como Mercado Livre para adquirir componentes de armas, driblando fiscalização.