Copacabana visto do alto — Foto: Repodução/Globocop
Moradores do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro, realizaram um panelaço na noite deste domingo (4) após ficarem mais de 30 horas sem fornecimento de energia elétrica.
O problema teve início no sábado (3) e também atingiu trechos de Copacabana, provocando transtornos em residências, comércios e condomínios.
Furto de cabos causou sobrecarga no sistema
Segundo a Light, a interrupção foi provocada por furto de cabos, que gerou uma sobrecarga no sistema subterrâneo de distribuição.
A concessionária informou que, ao longo do domingo, novas equipes identificaram outros danos na rede elétrica, também causados por furtos, o que agravou a situação.
Sem previsão para retorno da energia
De acordo com a Light, com a identificação dos novos danos, não é possível prever quando o fornecimento será totalmente restabelecido na região.
No fim da noite de domingo, diversos prédios passaram a alugar geradores para evitar mais uma madrugada sem energia elétrica, especialmente em imóveis com idosos e pessoas dependentes de equipamentos elétricos.
Equipes atuam no local
Ainda no final da manhã de domingo, a Light informou que 25 equipes técnicas estavam mobilizadas para atuar no reparo da rede elétrica no Leme.
A concessionária também confirmou a instalação de geradores provisórios em alguns pontos para reduzir os impactos da falta de energia enquanto os reparos seguem em andamento.