Paquetá é o protagonista do West Ham desde o início da temporada – Craig Mercer/MB Media (Getty Images)
O Flamengo não teve sucesso na primeira investida para repatriar Lucas Paquetá. A proposta enviada pelo clube carioca ao West Ham não agradou à diretoria inglesa, que pretende receber um valor maior para liberar o jogador.
Segundo apuração, o West Ham espera ao menos 45 milhões de euros (cerca de R$ 280,3 milhões) para negociar o meia. No entanto, o Flamengo apresentou uma oferta de 40 milhões de euros (aproximadamente R$ 249 milhões), dividida entre valor fixo e bônus por metas.
Diferença de valores e prazo trava negociação
Além da diferença financeira, outro ponto tem dificultado o avanço do negócio. O Flamengo deseja contar com Paquetá ainda nesta janela de transferências, enquanto o clube inglês só aceita liberá-lo em maio, após o encerramento da temporada europeia.
A recusa do West Ham nos termos atuais será comunicada oficialmente ao Flamengo. A informação foi divulgada inicialmente pela rádio britânica talkSPORT e confirmada por veículos da imprensa brasileira.
Flamengo admite ajustar proposta, mas impõe limite
A oferta foi formalizada após o retorno do presidente Bap ao Brasil, o que permitiu o ajuste final dos valores. Antes disso, Flamengo e West Ham já mantinham conversas para alinhar expectativas sobre a negociação.
Internamente, o clube rubro-negro não pretende ultrapassar o patamar de 40 milhões de euros. Ainda assim, a diretoria admite alterar a composição da proposta, como prazos e bônus, para tentar convencer os ingleses.
Vontade do jogador pesa a favor do Rubro-Negro
O Flamengo aposta principalmente na vontade de Lucas Paquetá para destravar o negócio. O meia já comunicou à diretoria do West Ham o desejo de retornar ao Brasil e, por isso, não tem sido relacionado para as partidas recentes.
O último jogo do jogador foi no dia 6 de janeiro, na derrota para o Nottingham Forest, pela Premier League.
Trajetória de Lucas Paquetá
Revelado nas divisões de base do Flamengo, Paquetá estreou no time profissional em 2016 e se consolidou como titular em 2017. Em janeiro de 2019, transferiu-se para o Milan.
Depois, defendeu o Lyon antes de chegar ao West Ham, em 2022, onde se tornou uma das principais referências técnicas da equipe.
Negociação pode bater recorde no futebol brasileiro
Caso o negócio seja concretizado, esta será a maior contratação da história de um clube brasileiro, superando a transferência de Gerson.
Até o momento, o Flamengo já anunciou dois reforços nesta janela: o zagueiro Vitão, ex-Internacional, e o goleiro Andrew, ex-Gil Vicente.