Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Deputado propõe criação de novo hino, afirmando que a atual composição não reflete a realidade dos fluminenses e é pouco conhecida pela população.

O deputado estadual Átila Nunes (PSD) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para substituir o atual hino oficial do estado, denominado “15 de Novembro”. Composto em 1889, o hino, que já possui mais de 130 anos, é considerado por Nunes antiquado e irrelevante para a realidade atual dos fluminenses.

Durante a sessão plenária, o deputado fez duras críticas à composição. “É enorme, repetitivo e o áudio é impossível de ouvir. A música tem tamanho absolutamente jurássico, uma coisa horrorosa”, declarou Átila, argumentando que o hino não é amplamente reconhecido pela população. O parlamentar também ressaltou que a letra do atual hino ignora a fusão entre os estados do Rio de Janeiro e Guanabara, que completou 50 anos recentemente.

Proposta de Novo Hino: Concurso Público ou Licitação

O projeto de lei de Átila Nunes propõe que o novo hino seja escolhido por meio de um concurso público ou licitação, permitindo uma participação democrática da sociedade na escolha da nova composição. O deputado também sugeriu que a letra do novo hino faça referência explícita à fusão dos estados e à importância cultural da capital fluminense, o Rio de Janeiro, internacionalmente conhecida como “Cidade Maravilhosa”.

Processo Legislativo

O projeto ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça da Alerj antes de ser votado em plenário. Caso seja aprovado, a proposta pode abrir caminho para uma mudança significativa na identidade musical do estado.

Fontes: diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Ventos fortes e chuva causados pelo ciclone extratropical levaram ao adiamento das apresentações que aconteceriam neste fim de semana na Brava Arena Jockey.

Fenômeno que atua entre Santa Catarina e São Paulo continua influenciando o clima no Rio. Rajadas chegam a quase 80 km/h e provocam quedas de árvores; melhora é esperada a partir de segunda-feira.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (3)
Cientistas criam computador feito de cogumelos shiitake com chip biológico que alcança quase 6 GHz

Experimento da Universidade de Ohio transforma fungos em chips biodegradáveis que funcionam como memória RAM orgânica. Tecnologia promete mudar o futuro da computação e da inteligência artificial.

IMAGENS PARA O SITE (2)
Fluminense vence Mirassol com gol de Kevin Serna e VAR relâmpago; Zubeldía mantém 100% no Maracanã

Com interferência rápida do VAR e gol de Kevin Serna, o Tricolor bateu o Mirassol, chegou aos 50 pontos e segue firme na briga por vaga direta na Libertadores.

IMAGENS PARA O SITE (1)
EUA venderam 20 fuzis de precisão ao Bope do Rio por R$ 800 mil

Venda foi aprovada pelo governo Biden em 2023, apesar de oposição de diplomatas e especialistas em direitos humanos. Armas chegaram ao Brasil em 2024 e custaram US$ 150 mil.