Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

O Museu Antônio Parreiras é reaberto em Niterói após restauração. Conheça a grandiosidade histórica e artística preservada.

O Museu Antônio Parreiras, localizado no Ingá, em Niterói (RJ), foi reaberto ao público na última sexta-feira (17/01), após uma década fechado para restauração. A cerimônia de reinauguração, realizada no dia anterior, contou com a presença de autoridades como Mauro Pazzini, técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Danielle Barros, secretária de Cultura do Estado, e Jackson Emerick, presidente da Funarj, além de familiares de Parreiras, incluindo sua trineta, Tina Scorzelli.

O processo de restauração, que recebeu um investimento de R$ 2,4 milhões, teve como objetivo preservar a arquitetura original do edifício, inaugurado em 1942 e tombado pelo Iphan em 1967. As obras incluíram a recuperação das esquadrias, piso de madeira e elementos artísticos da fachada, além de melhorias na acessibilidade, com a instalação de rampas e corrimãos. O projeto resgatou o espaço aos padrões históricos, preservando sua memória e estrutura.

Fotos: Museus do Rio

A reabertura contou com um show da cantora Michelly Gondim, que se apresentou no jardim do museu antes da visitação. Em seguida, os presentes puderam conferir a exposição “Antônio Parreiras: Memórias & Histórias”, curada por Dora Silveira, que reúne 27 obras do pintor niteroiense. O destaque da mostra é um circuito autobiográfico, inspirado no livro “História de um Pintor Contada por Ele Mesmo”, com narrativas em áudio feitas pelos tataranetos do artista, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes.

Além do edifício principal, o complexo do museu inclui o ateliê de Antônio Parreiras e a Vila Olga, onde parte do acervo técnico está armazenado. A restauração do ateliê, prevista para uma segunda etapa das obras, também está planejada para garantir acessibilidade total ao local, com a instalação de um elevador. A restauração total do complexo cultural tem um orçamento de R$ 6 milhões.

Com a reabertura, o Museu Antônio Parreiras volta a ser um marco cultural de Niterói, oferecendo ao público uma oportunidade única de conhecer a vida e obra de um dos maiores expoentes da arte brasileira. O museu abre de quarta a domingo, das 12h às 17h, com entrada gratuita, e está localizado na Rua Tiradentes, 47, no bairro do Ingá.

Serviço
Museu Antônio Parreiras
Visitação: de quarta a domingo, das 12h às 17h (entrada gratuita)
Endereço: Rua Tiradentes, 47 – Ingá, Niterói (RJ)

Fontes: diariodorio.com/enfoco.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Projeto cria roteiro gastronômico de diversidade religiosa e valoriza estabelecimentos que promovem respeito, inclusão e combate à intolerância.

Setores como logística, petróleo e gás, e construção lideram as demandas de formação profissional. Projeção visa fortalecer capacitação e gerar novas oportunidades para os fluminenses.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (1)
Alerj aprova reconhecimento legal de casamentos em religiões de matriz africana

Projeto de Lei 6.076/25 garante efeitos civis a uniões realizadas nos ritos de Umbanda e Candomblé, fortalecendo a igualdade religiosa e o respeito à diversidade cultural.

IMAGENS PARA O SITE (34)
São Paulo e Flamengo empatam em jogo movimentado na Vila Belmiro

Clássico começa com dois gols antes dos 10 minutos, virada rubro-negra e expulsão que recolocou o Tricolor no jogo; Ferreira brilha e Arrascaeta faz história.

IMAGENS PARA O SITE (33)
Botafogo domina o Vasco, vence no Nilton Santos e encosta no G-5

Com grande atuação coletiva, time de Davide Ancelotti faz 3 a 0 no rival e reduz a diferença para o grupo dos cinco primeiros do Brasileirão.