Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

O Fórum Batucadas Fluminenses, que acontece em Nova Iguaçu, reúne artistas e especialistas para discutir o fortalecimento e o futuro das rodas de samba da Baixada Fluminense.

Foto: Instagram batucadasfluminenses

No dia 8 de fevereiro, Nova Iguaçu será o centro de um importante debate sobre a cultura do samba na Baixada Fluminense. A cidade sediará o Fórum Batucadas Fluminenses: Diálogo, Memória, Salvaguarda e Desenvolvimento, um evento que reúne artistas, pesquisadores e amantes do samba para refletir sobre o futuro das tradicionais rodas de samba da região. O fórum é a culminância do projeto Batucadas Fluminenses, que percorreu seis municípios da Baixada: Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis.

Objetivos do Fórum Batucadas Fluminenses

A partir das 9h, na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro de Nova Iguaçu, o evento será uma oportunidade para discutir o papel das rodas de samba como importantes agentes de interação social e desenvolvimento cultural. O projeto tem como foco o reconhecimento das raízes do samba na Baixada Fluminense e o fortalecimento de suas redes de colaboração.

Durante o encontro, serão apresentados os resultados das etapas anteriores do projeto, que envolveu a participação ativa das comunidades e grupos de samba locais. A troca de experiências e ideias promete abrir caminhos para o futuro da cultura do samba na região.

Reflexões sobre memória e fortalecimento cultural

O fórum também se dedicará a temas essenciais, como a preservação da memória cultural do samba, sua relevância como patrimônio vivo e os desafios para garantir sua continuidade. Artistas e pesquisadores discutirão como garantir a salvaguarda das rodas de samba e sua importância para o desenvolvimento cultural e produtivo da Baixada Fluminense.

Participação aberta ao público

A participação no evento é aberta ao público, e todos que desejam apoiar a valorização da cultura popular e do samba na Baixada Fluminense são convidados a se unir à discussão. O fórum se apresenta como uma plataforma de valorização das tradições locais, com o objetivo de fortalecer o legado cultural da região e destacar o samba como um patrimônio vivo.

Fontes: Diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.