Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

O Fórum Batucadas Fluminenses, que acontece em Nova Iguaçu, reúne artistas e especialistas para discutir o fortalecimento e o futuro das rodas de samba da Baixada Fluminense.

Foto: Instagram batucadasfluminenses

No dia 8 de fevereiro, Nova Iguaçu será o centro de um importante debate sobre a cultura do samba na Baixada Fluminense. A cidade sediará o Fórum Batucadas Fluminenses: Diálogo, Memória, Salvaguarda e Desenvolvimento, um evento que reúne artistas, pesquisadores e amantes do samba para refletir sobre o futuro das tradicionais rodas de samba da região. O fórum é a culminância do projeto Batucadas Fluminenses, que percorreu seis municípios da Baixada: Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis.

Objetivos do Fórum Batucadas Fluminenses

A partir das 9h, na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro de Nova Iguaçu, o evento será uma oportunidade para discutir o papel das rodas de samba como importantes agentes de interação social e desenvolvimento cultural. O projeto tem como foco o reconhecimento das raízes do samba na Baixada Fluminense e o fortalecimento de suas redes de colaboração.

Durante o encontro, serão apresentados os resultados das etapas anteriores do projeto, que envolveu a participação ativa das comunidades e grupos de samba locais. A troca de experiências e ideias promete abrir caminhos para o futuro da cultura do samba na região.

Reflexões sobre memória e fortalecimento cultural

O fórum também se dedicará a temas essenciais, como a preservação da memória cultural do samba, sua relevância como patrimônio vivo e os desafios para garantir sua continuidade. Artistas e pesquisadores discutirão como garantir a salvaguarda das rodas de samba e sua importância para o desenvolvimento cultural e produtivo da Baixada Fluminense.

Participação aberta ao público

A participação no evento é aberta ao público, e todos que desejam apoiar a valorização da cultura popular e do samba na Baixada Fluminense são convidados a se unir à discussão. O fórum se apresenta como uma plataforma de valorização das tradições locais, com o objetivo de fortalecer o legado cultural da região e destacar o samba como um patrimônio vivo.

Fontes: Diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.