Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Diplomacia brasileira observa cuidadosamente respostas de países-chave antes de decidir sobre medidas em relação às tarifas de Trump.

O Brasil segue atento às reações de países como China, Canadá e México, após o anúncio da taxação de 25% sobre as importações de aço e alumínio feitas pelos Estados Unidos. A medida, determinada pelo presidente Donald Trump, entra em vigor no dia 4 de março e promete afetar diretamente a indústria siderúrgica desses países.

O governo brasileiro, conforme fontes próximas ao Planalto, não pretende adotar ações punitivas, como a taxação de grandes empresas de tecnologia (big techs), em resposta às tarifas de Trump. A estratégia brasileira, ao contrário, busca encontrar soluções que evitem agravar ainda mais a economia nacional.

A taxação visa proteger a indústria dos EUA, uma promessa de campanha do presidente, focando no fortalecimento da produção interna. Atualmente, cerca de 25% do aço utilizado nos Estados Unidos é importado, com México, Canadá e países asiáticos sendo os maiores fornecedores. No caso do alumínio, mais de metade da demanda é atendida por exportações, especialmente do Canadá.

Em 2024, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de aço para os EUA, atrás apenas do Canadá, de acordo com dados do Departamento do Comércio americano. Em 2023, 18% das exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço foram destinadas ao mercado americano.

Esta não é a primeira vez que Trump tenta implementar tarifas sobre a importação de aço e alumínio. Durante seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, ele criou restrições semelhantes, mas todas foram revogadas posteriormente.

Fontes: brasil247.com/g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Crime aconteceu dentro da casa da vítima; suspeito foi localizado enquanto trabalhava em shopping

Troca de tiros termina com um suspeito morto, oito pessoas feridas e ao menos cinco veículos atingidos na Zona Norte do Rio

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (10)
Vasco resiste à saída de Rayan, e Bournemouth aguarda definição nesta semana

Clube inglês acena com proposta que pode chegar a 35 milhões de euros, enquanto diretoria vascaína tenta segurar o atacante e buscar valores mais altos

IMAGENS PARA O SITE (11)
Embarcação com seis pescadores desaparece após sair de Niterói; buscas se concentram em Maricá

Embarcação Funelli deveria retornar nesta semana; Marinha mantém operação de busca e salvamento.

IMAGENS PARA O SITE (10)
Queda de helicóptero em Guaratiba deixa três pilotos mortos; vítimas eram da FAB, Bombeiros e aviação civil

Aeronave fazia voo de instrução quando caiu em área de mata na Zona Oeste do Rio de Janeiro.