Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Iniciativa reforça a importância da conservação da espécie e atende critérios do Programa Bandeira Azul.

Cavalo-marinho-do-focinho-longo da Praia dos Ossos — Foto: Projeto Cavalos-Marinhos- Amanda Vaccani
A cidade de Armação dos Búzios realizou novas ações de educação ambiental voltadas para a preservação do Cavalo-Marinho-do-Focinho-Longo, uma espécie ameaçada de extinção. As atividades aconteceram na Praia de João Fernandinho e na Praia de José Gonçalves, promovidas pela Secretaria do Ambiente e Urbanismo, em parceria com o Projeto Cavalos-Marinhos.

Conscientização e educação ambiental

Na Praia de João Fernandinho, dezenas de turistas, entre eles crianças e idosos, participaram de uma ação educativa sobre a conservação dos cavalos-marinhos. A programação incluiu a distribuição de panfletos informativos, a exposição de exemplares preservados em álcool e a instalação de uma placa sobre a importância da preservação dessa espécie no local.

Já na Praia de José Gonçalves, a Secretaria do Ambiente e Urbanismo organizou uma atividade semelhante, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e atendendo às exigências do Programa Bandeira Azul. A ação contou com o apoio das Secretarias de Lazer e Esporte e Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos, promovendo também atividades físicas para os participantes.

Ameaças e importância da preservação

Os cavalos-marinhos enfrentam sérios riscos devido à degradação de seus habitats, captura para o comércio de aquários e uso ornamental. A espécie serve como um indicador de ecossistemas saudáveis, tornando essencial a disseminação de informações sobre sua preservação.

A Prefeitura de Búzios mantém pesquisas de monitoramento, capacitações e políticas públicas ambientais para proteger a biodiversidade local. Essas ações reforçam o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a conservação da vida marinha.

Fontes:
buzios.rj.gov.br
g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Projeto cria roteiro gastronômico de diversidade religiosa e valoriza estabelecimentos que promovem respeito, inclusão e combate à intolerância.

Setores como logística, petróleo e gás, e construção lideram as demandas de formação profissional. Projeção visa fortalecer capacitação e gerar novas oportunidades para os fluminenses.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (1)
Alerj aprova reconhecimento legal de casamentos em religiões de matriz africana

Projeto de Lei 6.076/25 garante efeitos civis a uniões realizadas nos ritos de Umbanda e Candomblé, fortalecendo a igualdade religiosa e o respeito à diversidade cultural.

IMAGENS PARA O SITE (34)
São Paulo e Flamengo empatam em jogo movimentado na Vila Belmiro

Clássico começa com dois gols antes dos 10 minutos, virada rubro-negra e expulsão que recolocou o Tricolor no jogo; Ferreira brilha e Arrascaeta faz história.

IMAGENS PARA O SITE (33)
Botafogo domina o Vasco, vence no Nilton Santos e encosta no G-5

Com grande atuação coletiva, time de Davide Ancelotti faz 3 a 0 no rival e reduz a diferença para o grupo dos cinco primeiros do Brasileirão.