Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Com a aprovação do projeto de lei, Rio de Janeiro se prepara para sediar o evento internacional com a criação de um novo feriado na cidade.

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira (8), o projeto de lei que estabelece o dia 7 de julho de 2025 como feriado municipal. A medida foi proposta pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e tem como justificativa o evento internacional que a cidade sediará, a Cúpula do Brics, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho de 2025.

O Feriado e Suas Implicações

A proposta, aprovada em duas sessões, foi encaminhada ao Poder Executivo e agora aguarda sanção ou veto. Como o dia 6 de julho de 2025, primeiro dia da Cúpula do Brics, cairá em um domingo, o feriado será transferido para a segunda-feira, 7 de julho. A decisão visa facilitar a logística de segurança e o fluxo de delegações internacionais durante o evento, que reunirá líderes de diversos países do bloco econômico.

Logística e Operações Durante o Evento

O prefeito Eduardo Paes explicou que a realização de uma cúpula de tamanha magnitude exige apoio do município em operações logísticas planejadas pelo Governo Federal. Isso inclui, entre outras medidas, o bloqueio de vias e treinamentos com órgãos de segurança e inteligência. A cidade também deverá implementar restrições à circulação de veículos e pessoas, além de garantir a segurança de todos os participantes do evento.

Exceções ao Feriado

Embora o feriado seja oficial no Rio, a proposta determina que algumas atividades não serão impactadas pela medida. Não terão direito a folga no dia 7 de julho de 2025:

  • Comércio de rua
  • Bares, restaurantes, padarias
  • Hotéis, pousadas e hospedarias
  • Centros comerciais e shopping centers
  • Estabelecimentos culturais como cinemas, teatros e bibliotecas
  • Indústrias localizadas nas zonas Norte e Oeste da cidade
  • Empresas jornalísticas e de radiodifusão
  • Estabelecimentos prestadores de serviços essenciais, como hospitais

A Relevância do Brics

O Brics é um bloco econômico de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã. Durante a presidência brasileira de 2025, o Brasil liderará discussões sobre a reforma da governança global e a cooperação entre países do Sul Global. A realização da cúpula no Rio de Janeiro destaca a importância do evento para o país e a cidade.

Fontes: g1.globo.com/diariodorio.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.