Policiais militares da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Serra da Tiririca flagraram uma construção irregular e um crime de poluição na Lagoa das Marrecas, em Saquarema, no último sábado (22). A ação ocorreu após uma denúncia anônima recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia.
Fiscalização identifica irregularidades ambientais
Ao chegar ao local, os agentes encontraram um homem limpando o terreno, que está situado dentro de uma área de preservação permanente. Durante a vistoria, os policiais identificaram uma casa já construída e outra em fase de edificação. Ao ser questionado sobre as licenças ambientais exigidas para a construção, o responsável confessou não possuir nenhum documento. Diante da irregularidade, ele foi encaminhado à 124ª Delegacia de Polícia (DP) de Saquarema, prestou depoimento e, em seguida, foi liberado.
Denúncias de crimes ambientais dobram em Saquarema
De acordo com dados do programa Linha Verde, o número de denúncias sobre crimes ambientais em Saquarema aumentou 100% em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos três primeiros meses de 2025, já foram registradas 60 denúncias, enquanto no mesmo período de 2024 o total foi de 30. O crescimento expressivo indica uma maior atenção da população e das autoridades para a preservação ambiental na região.
Como denunciar crimes ambientais?
O Linha Verde recebe denúncias anônimas sobre crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro. A população pode fazer denúncias por meio dos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos disponíveis 24 horas e com WhatsApp anonimizado. Além disso, é possível denunciar pelo site www.disquedenuncia.org.br ou pela página oficial do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
Fontes:
errejotanoticias.com.br