Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Evento gratuito promove saúde e bem-estar para a terceira idade em Copacabana.

O bairro de Copacabana, que concentra uma das maiores populações idosas por metro quadrado do país, receberá, neste sábado (22), das 8h às 12h, o evento gratuito “Saúde sem Idade – Inspiração para uma vida longa e plena”. A iniciativa ocorrerá no quiosque Mar de Copa, em frente à Rua Figueiredo Magalhães, reunindo profissionais e serviços que incentivam a longevidade ativa.

No local, os participantes poderão usufruir de serviços de saúde, terapias integrativas e atividades coletivas, além de rodas de conversa com especialistas sobre temas ligados ao envelhecimento ativo. O projeto foi desenvolvido pelas jornalistas Rosayne Macedo (Vida e Ação) e Mônica Ulisses (Comida na Mesa), sem fins lucrativos, em parceria com entidades como o Movimento Longevidade Brasil, Rio 50+, Reavivar Copacabana, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-Rio) e Universidade Estácio.

Rodas de conversa com especialistas

Os debates abordarão temas essenciais para a qualidade de vida na terceira idade, incluindo ‘Desafios da longevidade ativa e saudável’, com a geriatra Raquel Oliveira; ‘Controle das condições típicas do envelhecimento’, com Claudia Andrade, professora de Enfermagem da Estácio; e ‘Cuidados com a pele madura’, com o farmacêutico Bryan Hudson Hossy.

A saúde mental também será abordada na programação. A psicanalista e neuropsicóloga Andrea Ladislau falará sobre ‘Equilíbrio emocional: como lidar com o etarismo’. Já a psicóloga e hipnóloga Miriam Pontes de Farias conduzirá uma hipnose coletiva para melhora da concentração e memória. A influenciadora Kika Gama Lobo, especialista em envelhecimento, abordará a ‘Sexualidade na maturidade – quebrando tabus’.

Serviços de saúde e bem-estar

O evento oferecerá aferição de pressão arterial, testes de glicemia, bioimpedância, orientação nutricional e ginástica laboral. Destaque para a ‘oficina da dor’, liderada pelo professor de Fisioterapia Jonas Obadia, com alongamento na maca, massoterapia, quiropraxia e acupuntura para alívio de dores comuns no envelhecimento.

Também haverá sessões individuais de terapias integrativas como shiatsu, auriculoterapia e reflexologia, conduzidas por Adriana Mahalo e Nalva Farias. Atividades coletivas incluem meditação com Augusto Zimbres (Brahma Kumaris), yoga restaurativa com Bárbara Mello (Instituto Zen Câncer) e jogos recreativos de memória com Ana Cristina Fonseca (Espaço Vida Ativa).

A programação se encerra com marchinhas de Carnaval. Os organizadores incentivam o público a levar acessórios ou fantasias, além de canga ou toalha para participação nas atividades coletivas. Com a onda de calor no Rio, recomenda-se o uso de protetor solar e atenção especial à hidratação. Haverá distribuição gratuita de água durante o evento.

Para mais informações e inscrições, acesse: Sympla.

Fontes: temporealrj.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.