Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Evento gratuito promove saúde e bem-estar para a terceira idade em Copacabana.

O bairro de Copacabana, que concentra uma das maiores populações idosas por metro quadrado do país, receberá, neste sábado (22), das 8h às 12h, o evento gratuito “Saúde sem Idade – Inspiração para uma vida longa e plena”. A iniciativa ocorrerá no quiosque Mar de Copa, em frente à Rua Figueiredo Magalhães, reunindo profissionais e serviços que incentivam a longevidade ativa.

No local, os participantes poderão usufruir de serviços de saúde, terapias integrativas e atividades coletivas, além de rodas de conversa com especialistas sobre temas ligados ao envelhecimento ativo. O projeto foi desenvolvido pelas jornalistas Rosayne Macedo (Vida e Ação) e Mônica Ulisses (Comida na Mesa), sem fins lucrativos, em parceria com entidades como o Movimento Longevidade Brasil, Rio 50+, Reavivar Copacabana, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-Rio) e Universidade Estácio.

Rodas de conversa com especialistas

Os debates abordarão temas essenciais para a qualidade de vida na terceira idade, incluindo ‘Desafios da longevidade ativa e saudável’, com a geriatra Raquel Oliveira; ‘Controle das condições típicas do envelhecimento’, com Claudia Andrade, professora de Enfermagem da Estácio; e ‘Cuidados com a pele madura’, com o farmacêutico Bryan Hudson Hossy.

A saúde mental também será abordada na programação. A psicanalista e neuropsicóloga Andrea Ladislau falará sobre ‘Equilíbrio emocional: como lidar com o etarismo’. Já a psicóloga e hipnóloga Miriam Pontes de Farias conduzirá uma hipnose coletiva para melhora da concentração e memória. A influenciadora Kika Gama Lobo, especialista em envelhecimento, abordará a ‘Sexualidade na maturidade – quebrando tabus’.

Serviços de saúde e bem-estar

O evento oferecerá aferição de pressão arterial, testes de glicemia, bioimpedância, orientação nutricional e ginástica laboral. Destaque para a ‘oficina da dor’, liderada pelo professor de Fisioterapia Jonas Obadia, com alongamento na maca, massoterapia, quiropraxia e acupuntura para alívio de dores comuns no envelhecimento.

Também haverá sessões individuais de terapias integrativas como shiatsu, auriculoterapia e reflexologia, conduzidas por Adriana Mahalo e Nalva Farias. Atividades coletivas incluem meditação com Augusto Zimbres (Brahma Kumaris), yoga restaurativa com Bárbara Mello (Instituto Zen Câncer) e jogos recreativos de memória com Ana Cristina Fonseca (Espaço Vida Ativa).

A programação se encerra com marchinhas de Carnaval. Os organizadores incentivam o público a levar acessórios ou fantasias, além de canga ou toalha para participação nas atividades coletivas. Com a onda de calor no Rio, recomenda-se o uso de protetor solar e atenção especial à hidratação. Haverá distribuição gratuita de água durante o evento.

Para mais informações e inscrições, acesse: Sympla.

Fontes: temporealrj.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.