Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Dados do ISP mostram queda nos principais crimes violentos, aumento de prisões em flagrante e maior integração entre as forças de segurança na região.

A criminalidade apresentou queda na Região Serrana do Rio de Janeiro nos dois primeiros meses de 2025. O levantamento foi feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e mostra que os índices de violência recuaram em relação ao mesmo período de 2024.

A região tem registrado melhorias consistentes em segurança pública, com redução significativa de crimes como homicídios, latrocínios e feminicídios. Além disso, os dados revelam avanços na atuação das polícias Civil e Militar.

Letalidade violenta diminui e crimes graves recuam

Entre janeiro e fevereiro de 2025, a letalidade violenta caiu de 17 para 10 casos. Também houve queda nos homicídios dolosos, que passaram de 15 para 10 registros no mesmo período.

Outro destaque foi a redução nas tentativas de feminicídio, que caíram de 5 para 2 ocorrências. Além disso, a região não registra latrocínios desde outubro de 2024, e não há registros de roubos de carga desde julho de 2023.

Ações policiais crescem e batem recordes históricos

A melhora nos números está diretamente ligada à intensificação das ações de repressão ao crime. As prisões em flagrante aumentaram 29,1% no primeiro bimestre de 2025, marcando o maior índice desde 2006, quando o ISP iniciou a série histórica.

As apreensões de drogas também cresceram 21%, alcançando o melhor resultado dos últimos seis anos. Segundo o ISP, nenhuma morte decorrente de intervenção policial foi registrada neste período.

Governador destaca integração entre as polícias

O governador Cláudio Castro (PL) afirmou que a redução da criminalidade se deve à integração entre as polícias Militar e Civil, ao uso de inteligência e à presença ostensiva nas ruas.

“Esses números mostram que é possível combater o crime com estratégia e compromisso em proteger a população fluminense”, afirmou Castro.

Fontes: diariodorio.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.