Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Reunião no INEA define medidas para o combate ao despejo de esgoto in natura e recuperação ambiental da laguna

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – Representantes dos municípios da Região dos Lagos e autoridades estaduais se reuniram nesta terça-feira (18) para discutir ações emergenciais de despoluição da Lagoa de Araruama. O encontro aconteceu na sede do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), no Rio de Janeiro, e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Bernardo Rossi, além de prefeitos e órgãos reguladores.

Plano emergencial para recuperação da laguna

A principal pauta da reunião foi o combate ao despejo de esgoto in natura na lagoa, um dos fatores que mais afetam sua qualidade ambiental. Prefeitos de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande participaram do encontro, assim como representantes do INEA, Consórcio Lagos São João e Agenersa. Durante a discussão, foram apresentados planos de ações conjuntas que envolvem investimentos no sistema de esgoto, ampliação das estações de tratamento e projetos de dragagem.

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho, destacou que a principal demanda para a despoluição definitiva da laguna é a dragagem da Praia do Siqueira. Segundo ele, a lama acumulada ao longo dos anos compromete a qualidade da água e prejudica a vida aquática.

“A dragagem é uma necessidade urgente. A lama que assola nossa laguna reflete a poluição e a falta de investimentos anteriores em saneamento adequado. Precisamos garantir essa obra para devolver à população uma lagoa saudável, com água limpa e condições para pesca e lazer”, enfatizou o prefeito.

Investimentos em saneamento e novas medidas ambientais

Atualmente, a concessionária Prolagos investe R$ 450 milhões em obras voltadas principalmente para o sistema de esgotamento sanitário. A empresa já construiu 38 quilômetros de cinturão coletor ao redor da lagoa e está ampliando essa estrutura com mais 26 quilômetros. Além disso, a Prolagos moderniza as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da região e realiza obras emergenciais para melhorar o sistema de esgotamento sanitário nos bairros Camerum, São João e Morro dos Milagres, em São Pedro da Aldeia.

Entre as novas ações discutidas, destacam-se:

  • Conclusão do fechamento do cinturão de saneamento nas áreas ainda não contempladas;
  • Reuso das águas tratadas nas ETEs de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande para abastecimento de áreas rurais;
  • Dragagem ambiental e recuperação da Praia de Siqueira;
  • Continuidade da dragagem do Canal do Itajuru, para melhorar a circulação da água na lagoa.

O secretário de Meio Ambiente do Estado, Bernardo Rossi, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a recuperação ambiental da laguna e afirmou que a parceria entre municípios, Estado e órgãos reguladores será essencial para que essa transformação aconteça.

“Estamos empenhados em avançar com investimentos e ações concretas para recuperar a laguna, incluindo a avaliação da viabilidade da dragagem”, afirmou Rossi.

Próximos passos e expectativas

Uma nova reunião foi agendada para o dia 26 deste mês, com o objetivo de avaliar o andamento das propostas e alinhar novas estratégias. Os gestores municipais demonstraram otimismo com os desdobramentos da reunião e esperam que o Governo do Estado atenda às principais demandas.

A recuperação da Lagoa de Araruama não apenas beneficiará o meio ambiente, mas também impulsionará a economia local, que depende do turismo e da pesca. Com investimentos contínuos e ações coordenadas, a expectativa é de que a qualidade da água melhore progressivamente, trazendo mais qualidade de vida para a população da Região dos Lagos.

Fonte: odia.ig.com.br/folhadoslagos.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Investigações apontam que animais serviam como instrumento de intimidação de facções criminosas; seis suspeitos foram presos e dezenas de veículos recuperados.

Agência apura se uma das aeronaves operava de forma irregular; acidente matou artistas internacionais, produtores e pilotos no Rio de Janeiro.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Disney suspende gravações de série após morte de técnico no Rio

Luiz Fernando Martins, de 55 anos, trabalhava na produção de Delegacia de Homicídios, série do Disney+ produzida pela AfroReggae Audiovisual. Caso é investigado pela Polícia Civil.

IMAGENS PARA O SITE - 2026-06-15T112352.271
Cantor Oliver Tree e youtuber argentino Gaspi estão entre vítimas de colisão de helicópteros no Rio, dizem autoridades

Acidente aéreo no Recreio dos Bandeirantes deixou seis mortos e provocou incêndio de grandes proporções em pátio de veículos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Trabalhador morre eletrocutado durante descarregamento de areia em Búzios

Guilherme dos Reis, de 21 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto auxiliava no descarregamento de material de construção. Defesa Civil apontou, em avaliação preliminar, que a rede de alta tensão estaria abaixo dos padrões de segurança.