Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Foto: Leo Martins

A inadimplência na taxa de manutenção cemiterial pode resultar na remoção de cerca de 10 mil sepulturas em cemitérios públicos do Rio de Janeiro. As concessionárias Rio Pax e Reviver, responsáveis pela gestão desses espaços, estimam que, sem a regularização dos pagamentos, restos mortais serão transferidos para ossários. A medida visa garantir a manutenção dos cemitérios e liberar áreas para novos sepultamentos.

Decisão do STF valida cobrança

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu a favor da cobrança da taxa de manutenção cemiterial. A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, Nunes Marques, confirmando a constitucionalidade da tarifa. Apenas a ministra Cármen Lúcia votou contra. A decisão revogou um entendimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que, em 2019, havia considerado a cobrança inconstitucional para contratos firmados antes da vigência do decreto que instituiu a tarifa.

Impacto da inadimplência

Com a decisão do STF, as concessionárias reforçam a necessidade de regularização dos pagamentos para evitar a remoção das sepulturas. Caso os débitos não sejam quitados, as empresas poderão retirar materiais e restos mortais, que serão identificados e armazenados em ossários.

A Rio Pax e a Reviver destacam que a inadimplência compromete a manutenção dos cemitérios e pode afetar a capacidade de atendimento a novos sepultamentos. A recomendação das concessionárias é que as famílias regularizem suas situações para evitar transtornos futuros.

Fonte: oglobo.globo.com/agendadopoder.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.