Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Foto: Leo Martins

A inadimplência na taxa de manutenção cemiterial pode resultar na remoção de cerca de 10 mil sepulturas em cemitérios públicos do Rio de Janeiro. As concessionárias Rio Pax e Reviver, responsáveis pela gestão desses espaços, estimam que, sem a regularização dos pagamentos, restos mortais serão transferidos para ossários. A medida visa garantir a manutenção dos cemitérios e liberar áreas para novos sepultamentos.

Decisão do STF valida cobrança

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu a favor da cobrança da taxa de manutenção cemiterial. A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, Nunes Marques, confirmando a constitucionalidade da tarifa. Apenas a ministra Cármen Lúcia votou contra. A decisão revogou um entendimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que, em 2019, havia considerado a cobrança inconstitucional para contratos firmados antes da vigência do decreto que instituiu a tarifa.

Impacto da inadimplência

Com a decisão do STF, as concessionárias reforçam a necessidade de regularização dos pagamentos para evitar a remoção das sepulturas. Caso os débitos não sejam quitados, as empresas poderão retirar materiais e restos mortais, que serão identificados e armazenados em ossários.

A Rio Pax e a Reviver destacam que a inadimplência compromete a manutenção dos cemitérios e pode afetar a capacidade de atendimento a novos sepultamentos. A recomendação das concessionárias é que as famílias regularizem suas situações para evitar transtornos futuros.

Fonte: oglobo.globo.com/agendadopoder.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Ventos fortes e chuva causados pelo ciclone extratropical levaram ao adiamento das apresentações que aconteceriam neste fim de semana na Brava Arena Jockey.

Fenômeno que atua entre Santa Catarina e São Paulo continua influenciando o clima no Rio. Rajadas chegam a quase 80 km/h e provocam quedas de árvores; melhora é esperada a partir de segunda-feira.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (3)
Cientistas criam computador feito de cogumelos shiitake com chip biológico que alcança quase 6 GHz

Experimento da Universidade de Ohio transforma fungos em chips biodegradáveis que funcionam como memória RAM orgânica. Tecnologia promete mudar o futuro da computação e da inteligência artificial.

IMAGENS PARA O SITE (2)
Fluminense vence Mirassol com gol de Kevin Serna e VAR relâmpago; Zubeldía mantém 100% no Maracanã

Com interferência rápida do VAR e gol de Kevin Serna, o Tricolor bateu o Mirassol, chegou aos 50 pontos e segue firme na briga por vaga direta na Libertadores.

IMAGENS PARA O SITE (1)
EUA venderam 20 fuzis de precisão ao Bope do Rio por R$ 800 mil

Venda foi aprovada pelo governo Biden em 2023, apesar de oposição de diplomatas e especialistas em direitos humanos. Armas chegaram ao Brasil em 2024 e custaram US$ 150 mil.