Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Ressurgência costeira: O fenômeno que deixa o mar do Rio gelado em pleno verão.

Enquanto as praias do Rio de Janeiro se tornam um refúgio para cariocas e turistas em meio às altas temperaturas, que ultrapassam os 40°C, o mar tem surpreendido com águas surpreendentemente geladas. Apesar do calor intenso, muitos banhistas se deparam com a água tão fria que recorrem aos chuveirões para se refrescar. Esse fenômeno, conhecido como “ressurgência costeira”, é responsável pela temperatura incomum das águas.

A ressurgência ocorre quando os ventos empurram a água quente da superfície para outras regiões, permitindo que águas geladas, vindas do fundo do mar, subam à tona. Esse processo ocorre com frequência na Região dos Lagos, especialmente em Cabo Frio e Arraial do Cabo, mas, dependendo da direção dos ventos, pode afetar também as praias da capital fluminense. Segundo o capitão-tenente Diego Pedroso, meteorologista da Marinha, se o vento persistir de uma mesma direção por vários dias, ele pode direcionar a água fria até as praias do Rio.

Na última terça-feira (21/01), a Marinha registrou uma temperatura de 16ºC em Copacabana, bem abaixo da média usual de 23ºC. A água do mar pode alcançar temperaturas de até 13ºC em alguns pontos, enquanto a temperatura da superfície chega a superar os 25ºC.

Este fenômeno de ressurgência não deve desaparecer tão cedo. De acordo com especialistas, o mar gelado deve persistir até o final do verão, em 20 de março, e só voltará a esquentar novamente na primavera, em setembro.

Cuidados durante a onda de calor

Com a onda de calor que afeta o Rio, o Ministério da Saúde recomenda que a população tome algumas precauções, como evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar roupas leves e de cores claras, aplicar protetor solar com FPS 30 ou superior, beber bastante líquido, preferindo água, água de coco e sucos naturais, e moderar o consumo de bebidas alcoólicas para evitar a desidratação.

Embora o mar gelado seja um contraste com o calor intenso, é um lembrete de como a natureza e os fenômenos climáticos podem proporcionar experiências surpreendentes e inusitadas.

Fonte: cbn.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.