Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Ressurgência costeira: O fenômeno que deixa o mar do Rio gelado em pleno verão.

Enquanto as praias do Rio de Janeiro se tornam um refúgio para cariocas e turistas em meio às altas temperaturas, que ultrapassam os 40°C, o mar tem surpreendido com águas surpreendentemente geladas. Apesar do calor intenso, muitos banhistas se deparam com a água tão fria que recorrem aos chuveirões para se refrescar. Esse fenômeno, conhecido como “ressurgência costeira”, é responsável pela temperatura incomum das águas.

A ressurgência ocorre quando os ventos empurram a água quente da superfície para outras regiões, permitindo que águas geladas, vindas do fundo do mar, subam à tona. Esse processo ocorre com frequência na Região dos Lagos, especialmente em Cabo Frio e Arraial do Cabo, mas, dependendo da direção dos ventos, pode afetar também as praias da capital fluminense. Segundo o capitão-tenente Diego Pedroso, meteorologista da Marinha, se o vento persistir de uma mesma direção por vários dias, ele pode direcionar a água fria até as praias do Rio.

Na última terça-feira (21/01), a Marinha registrou uma temperatura de 16ºC em Copacabana, bem abaixo da média usual de 23ºC. A água do mar pode alcançar temperaturas de até 13ºC em alguns pontos, enquanto a temperatura da superfície chega a superar os 25ºC.

Este fenômeno de ressurgência não deve desaparecer tão cedo. De acordo com especialistas, o mar gelado deve persistir até o final do verão, em 20 de março, e só voltará a esquentar novamente na primavera, em setembro.

Cuidados durante a onda de calor

Com a onda de calor que afeta o Rio, o Ministério da Saúde recomenda que a população tome algumas precauções, como evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar roupas leves e de cores claras, aplicar protetor solar com FPS 30 ou superior, beber bastante líquido, preferindo água, água de coco e sucos naturais, e moderar o consumo de bebidas alcoólicas para evitar a desidratação.

Embora o mar gelado seja um contraste com o calor intenso, é um lembrete de como a natureza e os fenômenos climáticos podem proporcionar experiências surpreendentes e inusitadas.

Fonte: cbn.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.