Flamengo faz mural na Gávea com elementos da história do clube — Foto: Mariana Sá/Flamengo
O Flamengo concluirá neste sábado a inauguração do novo muro da Gávea, criado em homenagem aos 130 anos do clube. Localizado na Rua Mário Ribeiro, o espaço recebeu intervenções artísticas que transformam a sede social em um ponto permanente de celebração rubro-negra.
O muro tem 274 metros de extensão e foi desenvolvido com curadoria do patrimônio histórico do clube em parceria com o Coletivo Negro Muro, responsável por unir arte urbana, memória e identidade rubro-negra.
As seis obras do muro comemorativo
• “Mística”, de Mateu Velasco
Traz um urubu estilizado em xilogravura, unindo tradição, cultura popular e a energia característica da torcida rubro-negra.
• “Nação”, de Gugie Cavalcanti
Retrata a massa flamenguista como uma força viva e mítica, elemento central na história do clube.
• “Ele vibra, ele é fibra”, do Coletivo Negro Muro
Homenagem a Érica Lopes (Gazela Negra), Leônidas da Silva (Diamante Negro) e Ary Barroso, conectando o Flamengo à dança, ao samba e à cultura popular.
• “O manto e a fé rubro-negra”, de Dolores
Celebra o Manto Sagrado, a voz histórica de Apolinho e a devoção da Nação Rubro-Negra.
• “Galinho de Quintino, Buck e a Maior do Mundo”, de Acme
Destaca Zico em posição central e presta tributo a Guilherme “Buck”, referência do remo e personagem essencial na criação do clube.
• “O alvorecer magnético”, de Bruno Big
Comemora os 130 anos do Flamengo, valorizando as origens no remo e os barcos de nomes indígenas que marcaram o início da história rubro-negra.
Evento de inauguração
A cerimônia de apresentação oficial do muro comemorativo contará com a presença do presidente Bap e do ídolo e embaixador Raul Plassmann.
Também participam os artistas responsáveis pelas obras: Mateu Velasco, Gugie Cavalcanti, Dolores Esos, Acme, Bruno Big e o Coletivo Negro Muro.
O espaço reafirma a conexão entre o Flamengo e a cidade do Rio, celebrando personagens, símbolos e momentos que moldaram o clube ao longo de mais de um século.
Museu a céu aberto: veja imagens do novo muro do Flamengo, na Gávea, que celebra 130 anos de história

Zico é um dos destaques: não poderia faltar. Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

O remo: esporte de origem. Foto de Gabriel de Paiva/ Agência O Globo — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

São Judas Tadeu: mística. Foto de Gabriel de Paiva/ Agência O Globo — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

O Maracanã “é nosso”: projeto foi construído com curadoria e direcionamento do Patrimônio Histórico do Flamengo. Foto de Gabriel de Paiva/ Agência O Globo — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Leônidas da Silva ganha retrato pelo coletivo Negro Muro. Foto de Gabriel de Paiva/ Agência O Globo — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

História que vai além do futebol: Érica Lopes, a Gazela Negra. Foto de Gabriel de Paiva/ Agência O Globo — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

O urubu de Mateu Velasco: estilizado em xilogravura, unindo tradição, cultura popular e a energia rubro-negra. Foto de Gabriel de Paiva/ Agência O Globo — Foto: Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo