Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Exército garante ausência de privatização e BNDES estrutura concessão para modernizar patrimônio histórico e ampliar atratividade cultural.

O Exército Brasileiro firmou contrato com o BNDES para estruturar a reforma e a ampliação turística no Forte de Copacabana. A iniciativa visa modernizar a infraestrutura, ampliar a capacidade museológica e fomentar o turismo local. Apesar de abrir caminho para uma concessão pública, o Exército reiterou que não haverá privatização da unidade. O projeto preserva integralmente a vocação militar e respeita o tombamento histórico do espaço.

Modelo e prazos

O BNDES terá até 36 meses para realizar diagnósticos técnicos, estudar o patrimônio arquitetônico e definir o modelo de concessão. O objetivo é valorizar os serviços culturais e turísticos por meio de um processo licitatório que envolva a iniciativa privada, sem perder o controle estatal do espaço.

Potencial e público

Hoje, o Forte de Copacabana recebe cerca de 35 mil visitantes por mês e abriga um acervo de mais de 15 mil peças históricas. Reconhecido nacional e internacionalmente, o museu militar é um dos pontos turísticos mais importantes do Rio de Janeiro. Com a modernização, a expectativa é ampliar ainda mais a visitação, integrando educação, lazer e preservação cultural.

Inspiração para outros patrimônios

Autoridades e especialistas acreditam que esse modelo de parceria público-privada poderá servir como referência para outros fortes históricos do Rio de Janeiro, como os de Leme, Urca e Santa Cruz. Entretanto, a aplicação dependerá do equilíbrio entre valorização turística, conservação patrimonial e segurança militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Crime aconteceu dentro da casa da vítima; suspeito foi localizado enquanto trabalhava em shopping

Troca de tiros termina com um suspeito morto, oito pessoas feridas e ao menos cinco veículos atingidos na Zona Norte do Rio

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (10)
Vasco resiste à saída de Rayan, e Bournemouth aguarda definição nesta semana

Clube inglês acena com proposta que pode chegar a 35 milhões de euros, enquanto diretoria vascaína tenta segurar o atacante e buscar valores mais altos

IMAGENS PARA O SITE (11)
Embarcação com seis pescadores desaparece após sair de Niterói; buscas se concentram em Maricá

Embarcação Funelli deveria retornar nesta semana; Marinha mantém operação de busca e salvamento.

IMAGENS PARA O SITE (10)
Queda de helicóptero em Guaratiba deixa três pilotos mortos; vítimas eram da FAB, Bombeiros e aviação civil

Aeronave fazia voo de instrução quando caiu em área de mata na Zona Oeste do Rio de Janeiro.