Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Estrangeiro com suásticas e símbolos nazistas provoca revolta entre foliões e é retirado do local.

Durante o desfile do bloco “Marimbondo Não Respeita”, na tarde desta segunda-feira (3), no Centro do Rio de Janeiro, um homem com várias tatuagens de inspiração nazista foi agredido e expulso por foliões. O indivíduo, supostamente estrangeiro, exibia suásticas na nuca e na testa, além da sigla “SS” no rosto, referência direta à Schutzstaffel, organização paramilitar do regime de Adolf Hitler. No braço esquerdo, ostentava um Sol Negro, outro símbolo associado ao nazismo.

Confronto no bloco e agressão

As tatuagens chamaram a atenção dos foliões ainda na concentração do bloco, na Avenida Franklin Roosevelt. Testemunhas relataram que um participante se aproximou do homem e afirmou que ele não era bem-vindo. O estrangeiro tentou argumentar que não era nazista, mas a discussão escalou rapidamente para agressões físicas. Outros foliões intervieram e retiraram o homem do cortejo para evitar um tumulto maior.

Polícia e Secretaria de Saúde se manifestam

A Polícia Militar informou que nenhuma ocorrência foi registrada sobre o caso. Já a Secretaria Municipal de Saúde declarou que, sem a identificação do homem, não pode confirmar se ele recebeu atendimento médico em alguma unidade de emergência.

Uso de símbolos nazistas é crime no Brasil

No Brasil, a apologia ao nazismo é considerada crime pela Lei 7.716/1989. A exibição de símbolos associados ao regime nazista pode resultar em pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa. O uso dessas imagens em espaços públicos gera revolta e rejeição, como ocorreu no bloco de Carnaval.

O bloco “Marimbondo Não Respeita” é conhecido por sua diversidade e por atrair foliões de diferentes perfis no Carnaval carioca. Até o momento, a organização do bloco não se pronunciou sobre o ocorrido.

Fontes:
revistaforum.com.br
oglobo.globo.com
pragmatismopolitico.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.