Incêndio atinge barracão de escolas de samba na Zona Portuária do Rio — Foto: Betinho Casas Novas / TV Globo
Um incêndio de grandes proporções atingiu os barracões de escolas de samba na Zona Portuária do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (22). O fogo começou por volta das 15h49 na Via Binário do Porto, nº 288, atingindo materiais de quatro escolas: Unidos de Jacarezinho, Acadêmicos de Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo, e Unidos do Porto da Pedra.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas, e seis quartéis trabalharam na operação. O fogo foi rapidamente controlado e, felizmente, não houve vítimas. Testemunhas relataram explosões dentro dos barracões, o que aumentou a tensão na região.
Embora o espaço das escolas Unidos do Porto da Pedra e Inocentes de Belford Roxo não tenha sido totalmente destruído, a Unidos de Jacarezinho sofreu grandes danos. Em nota, a agremiação informou que todas as alegorias, adereços e fantasias que estavam no barracão foram totalmente destruídos, afetando o planejamento para o Carnaval de 2026, quando a escola retorna ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí após 12 anos. O presidente da escola, Mattheus Gonçalves, expressou solidariedade à Acadêmicos de Vigário Geral, também afetada, mas sem uma estimativa de prejuízos.
“Todo o projeto já iniciado no barracão de alegorias, adereços e fantasias na confecção do Carnaval 2026 no qual a escola retornará à Marquês de Sapucaí após doze anos foi perdido. A Unidos do Jacarezinho se solidariza com a coirmã Acadêmicos do Vigário Geral nessa enorme perda. No momento não temos como estimar os prejuízos dos materiais de alegorias, fantasias e esculturas perdidos”, afirmou o presidente Mattheus Gonçalves.
Reflexo no trânsito e orientações da CET-Rio
Devido ao incêndio, o trânsito na região foi severamente afetado. A Rua Equador, entre a Rua Rivadávia Correa e a Professor Pereira Reis, e o Túnel 450 foram interditados. No entanto, por volta das 19h, a Via Binário do Porto foi liberada, entre a Rodoviária do Rio e a Rua da Gamboa.
Imagens e visibilidade do incêndio
Imagens de câmeras de segurança da Prefeitura do Rio mostraram que a fumaça do incêndio era visível de longa distância, incluindo áreas como o Pier Mauá.

Incêndio atinge barracão de escolas de samba na Zona Portuária do Rio — Foto: Betinho Casas Novas / TV Globo

Incêndio atinge barracão de escolas de samba na Zona Portuária do Rio — Foto: Betinho Casas Novas / TV Globo