Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Medida visa conter a violência e os protestos na capital peruana, que receberá a final da Copa Libertadores no dia 29 de novembro.

Lima, a capital do Peru, entrou em estado de emergência, uma medida decretada pelo presidente José Jerí para conter a crescente onda de violência na cidade. O anúncio ocorre a um mês da final da Copa Libertadores, marcada para o Estádio Monumental de Lima, em 29 de novembro.

A decisão de Jerí visa enfrentar os protestos que têm tomado as ruas da cidade. A medida terá validade de 30 dias, coincidindo com o período até a decisão da competição. A Conmebol, até o momento, não se pronunciou sobre a situação, e a final segue confirmada na capital peruana. Em 2019, a entidade já teve que mudar a sede da final da Libertadores, quando o jogo Flamengo x River Plate, inicialmente marcado para Santiago, Chile, foi transferido para Lima devido a protestos no Chile.

Protestos e violência em Lima

Os protestos na capital peruana se intensificaram após a morte do rapper Trvko, que foi assassinado durante um dos atos contra a violência na cidade. Os manifestantes pedem o fechamento do Congresso, a convocação de uma nova Assembleia Constituinte para redigir uma nova Constituição e a renúncia do presidente José Jerí, que assumiu o cargo em 10 de outubro, após o impeachment de Dina Boluarte.

Boluarte foi afastada por acusações de corrupção, incluindo o caso “Rolexgate”, no qual ela foi acusada de esconder uma coleção de relógios de luxo não declarados. Sua saída foi aprovada de forma unânime pelos 122 deputados do país. A mobilização popular começou em setembro, após o governo de Boluarte anunciar uma reforma no sistema de aposentadoria do Peru, que obrigaria todos os cidadãos acima de 18 anos a aderirem a um provedor de pensões.

O que acontece a seguir?

O Peru tem eleições marcadas para abril de 2026. José Jerí afirmou que defenderá a soberania do país e entregará o poder ao vencedor das eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Yoga, acupuntura, terapia comunitária e práticas integrativas serão oferecidas à população no centro da cidade.

Risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos preocupa autoridades; Nordeste também entra em nível de alerta.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (32)
Polícia Civil e Prefeitura apreendem materiais públicos furtados em ferro-velhos de Maricá

Operação conjunta identificou materiais de iluminação pública e prejuízo já passa de R$ 1 milhão aos cofres do município.

Saul-Coutinho-Flamengo-Vasco-scaled-aspect-ratio-512-320
Flamengo x Vasco: onde assistir ao vivo, horário e escalações do clássico no Carioca 2026

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Carioca

IMAGENS PARA O SITE (7)
Polícia prende dono de clínica de reabilitação suspeito de chefiar esquema de internações ilegais no RJ

Investigações apontam existência de “setor de capturas” que promovia abordagens violentas e internações forçadas sem autorização judicial