Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Ação conjunta da Polícia Civil e do MPRJ mira grupo ligado à tentativa de resgate de chefe do tráfico e ao controle territorial na Baixada Fluminense.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram, nesta quarta-feira (4), mais uma fase da Operação Contenção contra o avanço do Comando Vermelho em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Até a última atualização, 13 pessoas haviam sido presas.

Equipes da 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) e promotores do Gaeco/MPRJ cumpriam 40 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, principalmente na comunidade Vai Quem Quer.

Segundo a Polícia Civil, a localidade é chefiada por Rodolfo Manhães Viana, conhecido como Rato. Embora ele esteja em presídio federal, as investigações apontam que continua comandando o tráfico na região.

Parte dos alvos desta fase teve envolvimento na tentativa de resgate do chefe do tráfico ocorrida há um ano, quando a 60ª DP (Campos Elíseos) foi metralhada durante a ação criminosa.

Além disso, os investigadores identificaram a existência de uma “caixinha” centralizada da facção. Conforme a apuração, o fundo recebia recursos de chefes locais e financiava familiares de presos, bem como a compra e venda de armas e drogas.

Rato foi preso em 15 de fevereiro de 2025. Na mesma noite, traficantes atacaram a 60ª DP para tentar resgatá-lo, deixando dois policiais feridos. O prédio ficou danificado, foi interditado e só reabriu um mês depois.

Ainda de acordo com a polícia, o ataque desencadeou uma sequência de operações na região, que resultou em prisões e mortes de criminosos apontados como participantes diretos ou indiretos da tentativa de resgate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

PM de folga reage a tentativa de assalto e mata criminoso na Barra da Tijuca

Vítima conseguiu enviar mensagem cifrada à família, o que mobilizou forças policiais de dois estados e resultou em prisão em flagrante.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE - 2026-02-04T083958.243
MPRJ pede prisão de advogada argentina por injúria racial em bar de Ipanema

Ministério Público aponta risco de fuga e acusa Agostina Páez de ofensas e gestos racistas contra funcionários na Zona Sul do Rio.

IMAGENS PARA O SITE - 2026-02-04T082558.354
Tornozeleira de Oruam permanece desligada e Justiça do Rio decreta prisão preventiva

Mandado foi expedido após STJ revogar habeas corpus por descumprimento reiterado do monitoramento eletrônico.

IMAGENS PARA O SITE - 2026-02-04T081847.986
Ex-ministro do Peru morre em hospital penitenciário no Rio de Janeiro

Augusto Blacker Miller estava preso no Brasil desde dezembro e aguardava extradição após sete anos foragido por crimes de fraude internacional.