Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Ação conjunta fiscaliza postos de combustíveis em todo o estado, identificando fraudes em bombas, contaminação do solo e venda ilegal de produtos.

Operação mira irregularidades em postos de combustíveis no Estado do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo

Uma operação conjunta realizada nesta quinta-feira (27) identificou diversas irregularidades em postos de combustíveis do Rio de Janeiro. O objetivo da ação é combater crimes contra o consumidor, fraudes nas bombas de abastecimento e infrações ambientais.

No bairro Cachambi, na Zona Norte do Rio, os agentes interditaram um posto que fraudava a quantidade de combustível entregue aos clientes. Além disso, o local apresentava contaminação do solo e comercializava cigarros contrabandeados.

A fiscalização envolve a Polícia Civil, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, o Procon-RJ e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Fraude nas bombas e risco ambiental

Durante a inspeção, os agentes constataram que uma das bombas do posto no Cachambi registrava um volume maior de combustível no visor do que realmente era abastecido nos veículos. A prática configura crime contra o consumidor e pode gerar sanções severas aos responsáveis.

Além disso, análises iniciais apontaram indícios de contaminação do solo, o que representa um grave risco ambiental. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) coletou amostras para análise detalhada e poderá aplicar novas penalidades ao estabelecimento.

Venda de cigarros contrabandeados

A equipe também encontrou produtos ilícitos à venda no local. Entre eles, cigarros contrabandeados que estavam expostos na loja de conveniência. O comércio de mercadorias sem procedência legal pode levar à cassação da licença do estabelecimento e até a processos criminais contra os proprietários.

Postos têm prazo para defesa

Os donos do posto interditado terão um prazo de 15 dias para apresentar defesa e justificar as irregularidades. Caso as infrações sejam confirmadas, as penalidades podem incluir multas elevadas, suspensão das atividades e até a perda definitiva da licença de operação.

Operação segue durante a semana

A ação de fiscalização continuará ao longo da semana, percorrendo diversos postos de combustíveis no estado. Além das bombas de abastecimento, as equipes também vão inspecionar as lojas de conveniência e verificar possíveis abusos nas relações de consumo.

Fonte:
g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.