Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Ação conjunta fiscaliza postos de combustíveis em todo o estado, identificando fraudes em bombas, contaminação do solo e venda ilegal de produtos.

Operação mira irregularidades em postos de combustíveis no Estado do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo

Uma operação conjunta realizada nesta quinta-feira (27) identificou diversas irregularidades em postos de combustíveis do Rio de Janeiro. O objetivo da ação é combater crimes contra o consumidor, fraudes nas bombas de abastecimento e infrações ambientais.

No bairro Cachambi, na Zona Norte do Rio, os agentes interditaram um posto que fraudava a quantidade de combustível entregue aos clientes. Além disso, o local apresentava contaminação do solo e comercializava cigarros contrabandeados.

A fiscalização envolve a Polícia Civil, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, o Procon-RJ e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Fraude nas bombas e risco ambiental

Durante a inspeção, os agentes constataram que uma das bombas do posto no Cachambi registrava um volume maior de combustível no visor do que realmente era abastecido nos veículos. A prática configura crime contra o consumidor e pode gerar sanções severas aos responsáveis.

Além disso, análises iniciais apontaram indícios de contaminação do solo, o que representa um grave risco ambiental. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) coletou amostras para análise detalhada e poderá aplicar novas penalidades ao estabelecimento.

Venda de cigarros contrabandeados

A equipe também encontrou produtos ilícitos à venda no local. Entre eles, cigarros contrabandeados que estavam expostos na loja de conveniência. O comércio de mercadorias sem procedência legal pode levar à cassação da licença do estabelecimento e até a processos criminais contra os proprietários.

Postos têm prazo para defesa

Os donos do posto interditado terão um prazo de 15 dias para apresentar defesa e justificar as irregularidades. Caso as infrações sejam confirmadas, as penalidades podem incluir multas elevadas, suspensão das atividades e até a perda definitiva da licença de operação.

Operação segue durante a semana

A ação de fiscalização continuará ao longo da semana, percorrendo diversos postos de combustíveis no estado. Além das bombas de abastecimento, as equipes também vão inspecionar as lojas de conveniência e verificar possíveis abusos nas relações de consumo.

Fonte:
g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Ventos fortes e chuva causados pelo ciclone extratropical levaram ao adiamento das apresentações que aconteceriam neste fim de semana na Brava Arena Jockey.

Fenômeno que atua entre Santa Catarina e São Paulo continua influenciando o clima no Rio. Rajadas chegam a quase 80 km/h e provocam quedas de árvores; melhora é esperada a partir de segunda-feira.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (3)
Cientistas criam computador feito de cogumelos shiitake com chip biológico que alcança quase 6 GHz

Experimento da Universidade de Ohio transforma fungos em chips biodegradáveis que funcionam como memória RAM orgânica. Tecnologia promete mudar o futuro da computação e da inteligência artificial.

IMAGENS PARA O SITE (2)
Fluminense vence Mirassol com gol de Kevin Serna e VAR relâmpago; Zubeldía mantém 100% no Maracanã

Com interferência rápida do VAR e gol de Kevin Serna, o Tricolor bateu o Mirassol, chegou aos 50 pontos e segue firme na briga por vaga direta na Libertadores.

IMAGENS PARA O SITE (1)
EUA venderam 20 fuzis de precisão ao Bope do Rio por R$ 800 mil

Venda foi aprovada pelo governo Biden em 2023, apesar de oposição de diplomatas e especialistas em direitos humanos. Armas chegaram ao Brasil em 2024 e custaram US$ 150 mil.