Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Polícia Civil e MPRJ cumprem 13 mandados de prisão contra traficantes ligados ao TCP. Grupo extorquia comerciantes na Baixada Campista, em esquema de “garantia de segurança”.

Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) desencadearam uma operação para cumprir 13 mandados de prisão contra traficantes em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A ação, que contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MPRJ, tem como objetivo desarticular um esquema de extorsão contra comerciantes da Baixada Campista.

Extorsão e narcomilícia na Baixada Campista

A investigação revelou que traficantes ligados à facção Terceiro Comando Puro (TCP) cobravam valores mensais de comerciantes em troca de uma “garantia de segurança patrimonial”. Os valores, que variavam de acordo com o porte e faturamento do estabelecimento, eram em média de R$ 500 por mês. Caso os comerciantes se recusassem a pagar, o grupo ameaçava incêndios ou roubos como forma de coação.

Os investigadores apontaram que o modelo de atuação do grupo assemelha-se ao de uma milícia privada, mas com forte ligação ao tráfico de drogas. A prática foi classificada como narcomilícia, uma combinação de extorsão e tráfico.

Ameaças e homicídios na região

O MPRJ destacou que as extorsões eram feitas de forma contínua, com visitas mensais e ligações telefônicas para reforçar as cobranças. A região de Campos dos Goytacazes apresenta uma série de homicídios, possivelmente motivados pela recusa das vítimas em pagar os valores exigidos.

Mandados de prisão e investigações

Os 13 mandados de prisão foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Campos dos Goytacazes, e os acusados respondem por crimes como extorsão, associação criminosa e associação para o tráfico. A operação visa enfraquecer a estrutura do grupo e interromper sua atuação na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Município arrecadou R$ 2 bilhões em royalties do petróleo, porém bairros periféricos ainda convivem com esgoto a céu aberto e ruas sem asfalto.

Polícia Civil identificou o dono do carro usado no furto. Apesar da devolução do aparelho, suspeito será chamado para depor e responderá criminalmente.

Últimas notícias
bdrj-limpo-20260123-0545-frame-186525
Homem em situação de rua destrói carros estacionados em Copacabana durante a noite

Agressor usou uma barra de ferro para quebrar vidros e amassar veículos na Rua Santa Clara, próximo à Rua Tonelero.

gettyimages-1483904152.jpg_554688468
Proposta do Flamengo não agrada ao West Ham, que pede mais por Lucas Paquetá

Clube inglês exige 45 milhões de euros e só aceita liberar o meia após o fim da temporada europeia

IMAGENS PARA O SITE (3)
Polícia prende criminoso que herdou do pai esquema de venda de atestados médicos falsos

Investigação da Polícia Civil revelou atuação na Rocinha, uso de carimbos falsos e comercialização de atestados médicos por aplicativos de mensagens