Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Centro cultural no Rio de Janeiro abre as portas para uma nova fase com exposições de arte contemporânea, incluindo obras inéditas de artistas renomados.

Em março de 2025, o Paço Imperial, um dos mais importantes centros culturais do Rio de Janeiro, comemora 40 anos de atividades com uma nova e emocionante programação de exposições. Inaugurada no dia 15 de março, a nova temporada oferece aos visitantes um panorama da arte contemporânea brasileira, com entrada gratuita para o público geral.

Exposições em Destaque

Entre os destaques, Iole de Freitas apresenta “Fazer o ar”, com curadoria de Eucanaã Ferraz, trazendo 16 obras inéditas que exploram temas como volume e ar. Ana Hortides, por sua vez, realiza sua primeira mostra individual no Rio de Janeiro, intitulada “Casa Própria”, que investiga a materialidade da casa popular, inspirada na arquitetura do subúrbio carioca.

Márcia X, artista plástica e performer, também marca presença com a exposição “Tornar visível, tornar invencível”. Já Lucília de Assis e Alexandre Dacosta revisitam a famosa mostra “Salão de Belezas” com a exposição coletiva “II Salão de Belezas”, celebrando três décadas de história.

No primeiro pavimento, o público poderá conferir “O Manuscrito” de Cláudia Lyrio, que combina escrita e pintura em cerca de 70 obras. Além disso, o Paço Imperial exibe também “Xilogravuras em uma coleção”, de Roberto Magalhães, e “A pintura com a pintura”, de Carlos Zilio.

Exploração Sensível e Imersiva

No segundo pavimento, a dupla Manata Laudares apresenta a instalação sensorial “Dias Depois”, onde o público será convidado a uma imersão sensorial que explora a memória e o tempo através de bordados, esculturas e instalações sonoras.

Processo Seletivo e Foco na Inovação

A seleção das exposições foi realizada com a orientação do Conselho de Programação do Paço Imperial, com foco em mérito, inovação e viabilidade. A diretora do Paço, Cláudia Saldanha, destacou que as exposições foram escolhidas com um critério rigoroso para garantir relevância no cenário da arte contemporânea.

História e Tradição

O Paço Imperial, construído em 1733, tem uma longa história. Desde sua restauração em 1983, o casarão do século XVIII se transformou em um importante centro cultural, abrigando eventos e exposições que marcam a história da arte no Brasil. “Quatro décadas revelam grandes histórias. A todos esses artistas, curadores, profissionais e agentes das artes, o Paço Imperial dedica essa homenagem e convida o visitante para mais um encontro com a arte”, afirmou Saldanha.

Serviço:

  • Data de abertura: 15 de março, às 15h
  • Período de visitação: 15 de março a 11 de maio
  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 12h às 18h (inclusive feriados)
  • Entrada: Gratuita

Fontes: gov.br/diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.