Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Estatal prevê geração de 180 mil postos de trabalho e reforça compromisso com indústria naval, política de preços e retomada do setor petroquímico.

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (26) um investimento de R$ 118 bilhões na contratação de 48 novas embarcações, com alto conteúdo nacional. A iniciativa, que integra o plano estratégico da estatal até 2026, deve gerar 180 mil postos de trabalho no Brasil.

A presidente da companhia, Magda Chambriard, divulgou os dados durante o painel “Iniciativas do Setor Produtivo e Transição Verde”, promovido pelo BNDES no centro do Rio de Janeiro. Segundo ela, os editais de contratação serão lançados até 31 de dezembro de 2026.

“Estamos falando de investimento direto no Brasil, com geração de postos de trabalho e fomento à indústria naval, que é estratégica para o país”, destacou Magda.

Investimentos visam fortalecer a indústria e acelerar transição verde

Além de gerar empregos, o pacote de investimentos busca reaquecer setores estratégicos da economia nacional. A Petrobras quer estimular a cadeia produtiva naval e colaborar com a reindustrialização verde. O objetivo é fortalecer a presença brasileira na construção naval e contribuir com metas de transição energética sustentável.

Petrobras poderá reduzir preços dos combustíveis se petróleo cair

Magda também falou sobre a política de preços da empresa. Segundo ela, a Petrobras monitora o mercado internacional a cada 15 dias. Caso o preço do petróleo Brent continue em queda e o real se valorize, a companhia poderá reduzir os preços da gasolina, do diesel, do gás de cozinha (GLP) e do querosene de aviação (QAV).

“Estamos acompanhando o cenário. Se os preços do petróleo caírem mais, vamos revisar os valores cobrados ao consumidor”, afirmou a presidente.

Atualmente, gasolina e diesel estão abaixo da paridade internacional, o que confere margem de manobra para ajustes em caso de novas reduções no mercado global.

Reajuste mensal do QAV é contratual, diz presidente

Chambriard esclareceu que o querosene de aviação (QAV) é o único combustível com reajuste mensal fixo, devido a contratos específicos com o setor aéreo. Segundo ela, o valor do próximo ajuste depende da cotação do petróleo Brent e da taxa de câmbio, mas o cálculo ainda será concluído.

Petrobras apoia solução para Braskem e defende retomada do setor petroquímico

Outro tema abordado foi o futuro da Braskem, sexta maior petroquímica do mundo. A presidente afirmou que a Petrobras vê com bons olhos a proposta de aquisição feita pelo empresário Nelson Tanure e apoia uma solução para os impasses societários da companhia.

“Vamos restaurar a indústria petroquímica no Brasil e recolocá-la no patamar que ela merece”, garantiu Chambriard.

Ela também reforçou que, apesar da transição energética, o petróleo continuará essencial para a produção de derivados petroquímicos, como nafta e gás.

Fontes: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Crime aconteceu dentro da casa da vítima; suspeito foi localizado enquanto trabalhava em shopping

Troca de tiros termina com um suspeito morto, oito pessoas feridas e ao menos cinco veículos atingidos na Zona Norte do Rio

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (10)
Vasco resiste à saída de Rayan, e Bournemouth aguarda definição nesta semana

Clube inglês acena com proposta que pode chegar a 35 milhões de euros, enquanto diretoria vascaína tenta segurar o atacante e buscar valores mais altos

IMAGENS PARA O SITE (11)
Embarcação com seis pescadores desaparece após sair de Niterói; buscas se concentram em Maricá

Embarcação Funelli deveria retornar nesta semana; Marinha mantém operação de busca e salvamento.

IMAGENS PARA O SITE (10)
Queda de helicóptero em Guaratiba deixa três pilotos mortos; vítimas eram da FAB, Bombeiros e aviação civil

Aeronave fazia voo de instrução quando caiu em área de mata na Zona Oeste do Rio de Janeiro.