O estado do Rio de Janeiro dará início, nesta segunda-feira (14/04), à primeira brigada indígena do estado. O curso de capacitação, que ocorrerá até sexta-feira (18/04), das 9h às 17h, vai treinar 50 indígenas em técnicas de combate a incêndios florestais. Esta é uma ação pioneira que integra o projeto “Brigada Indígena por Maricá”, desenvolvido pelo Movimento Baía Viva, em parceria com a Comissão de Lideranças da Aldeia Mata Verde Bonita, além do apoio do Fundo Casa Socioambiental e diversas outras instituições.
O treinamento será conduzido por instrutores especializados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Programa Prevfogo), vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A capacitação visa fortalecer as ações de proteção ambiental e prevenção de incêndios nas áreas de preservação florestal e na própria aldeia.
Essa iniciativa não só marca um avanço significativo na preservação ambiental, como também fortalece o papel das comunidades indígenas na gestão e conservação dos recursos naturais de suas terras.
Fontes: diariodorio.com/