Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Tecnologia avançada reforça segurança e monitora grandes eventos no estado.

Foto: Reprodução

A Polícia Militar do Rio de Janeiro alcançou a marca de 500 prisões com o auxílio do sistema de reconhecimento facial. A detenção de um homem procurado por roubo, próximo ao Sambódromo, nesta terça-feira (4), consolidou esse número. A tecnologia, implantada em dezembro de 2024, tem sido uma ferramenta essencial para localizar criminosos durante o carnaval e em outras operações.

O sistema faz parte de um planejamento especial da Secretaria de Estado de Polícia Militar e já identificou, desde 28 de fevereiro, pelo menos 12 pessoas com mandados de prisão em aberto. Destas, cinco estavam na região central do Rio.

Monitoramento em tempo real aumenta eficácia policial

A tecnologia permite que agentes acompanhem a movimentação de suspeitos em tempo real. O núcleo central da área tecnológica da PM monitora câmeras espalhadas por áreas estratégicas, como o Sambódromo, blocos de carnaval, rodovias, estações de transporte e orla marítima.

O sistema de videomonitoramento urbano está interligado a mais de 260 mil dispositivos, incluindo câmeras e alarmes. Parte desses equipamentos possui software de reconhecimento facial e leitura de placas, instalados em pontos de grande circulação.

“O governo do estado tem investido muito em tecnologia para garantir a segurança da população. Hoje, qualquer local com grande concentração de público está sendo monitorado”, afirmou o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

Investimento em tecnologia reforça segurança pública

Além das câmeras fixas, a PM conta com 13 mil câmeras corporais portáteis utilizadas pelos agentes. O Grupamento Aeromóvel (GAM) também opera drones e helicópteros equipados com câmeras, ampliando a capacidade de vigilância.

A implementação do reconhecimento facial faz parte de uma estratégia para tornar a segurança pública mais eficiente. O sistema já demonstrou resultados expressivos ao auxiliar na prisão de criminosos foragidos e na prevenção de delitos em locais de grande movimento.

Fonte: cnnbrasil.com.br/poder360.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.