Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Tecnologia avançada reforça segurança e monitora grandes eventos no estado.

Foto: Reprodução

A Polícia Militar do Rio de Janeiro alcançou a marca de 500 prisões com o auxílio do sistema de reconhecimento facial. A detenção de um homem procurado por roubo, próximo ao Sambódromo, nesta terça-feira (4), consolidou esse número. A tecnologia, implantada em dezembro de 2024, tem sido uma ferramenta essencial para localizar criminosos durante o carnaval e em outras operações.

O sistema faz parte de um planejamento especial da Secretaria de Estado de Polícia Militar e já identificou, desde 28 de fevereiro, pelo menos 12 pessoas com mandados de prisão em aberto. Destas, cinco estavam na região central do Rio.

Monitoramento em tempo real aumenta eficácia policial

A tecnologia permite que agentes acompanhem a movimentação de suspeitos em tempo real. O núcleo central da área tecnológica da PM monitora câmeras espalhadas por áreas estratégicas, como o Sambódromo, blocos de carnaval, rodovias, estações de transporte e orla marítima.

O sistema de videomonitoramento urbano está interligado a mais de 260 mil dispositivos, incluindo câmeras e alarmes. Parte desses equipamentos possui software de reconhecimento facial e leitura de placas, instalados em pontos de grande circulação.

“O governo do estado tem investido muito em tecnologia para garantir a segurança da população. Hoje, qualquer local com grande concentração de público está sendo monitorado”, afirmou o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

Investimento em tecnologia reforça segurança pública

Além das câmeras fixas, a PM conta com 13 mil câmeras corporais portáteis utilizadas pelos agentes. O Grupamento Aeromóvel (GAM) também opera drones e helicópteros equipados com câmeras, ampliando a capacidade de vigilância.

A implementação do reconhecimento facial faz parte de uma estratégia para tornar a segurança pública mais eficiente. O sistema já demonstrou resultados expressivos ao auxiliar na prisão de criminosos foragidos e na prevenção de delitos em locais de grande movimento.

Fonte: cnnbrasil.com.br/poder360.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Ventos fortes e chuva causados pelo ciclone extratropical levaram ao adiamento das apresentações que aconteceriam neste fim de semana na Brava Arena Jockey.

Fenômeno que atua entre Santa Catarina e São Paulo continua influenciando o clima no Rio. Rajadas chegam a quase 80 km/h e provocam quedas de árvores; melhora é esperada a partir de segunda-feira.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (3)
Cientistas criam computador feito de cogumelos shiitake com chip biológico que alcança quase 6 GHz

Experimento da Universidade de Ohio transforma fungos em chips biodegradáveis que funcionam como memória RAM orgânica. Tecnologia promete mudar o futuro da computação e da inteligência artificial.

IMAGENS PARA O SITE (2)
Fluminense vence Mirassol com gol de Kevin Serna e VAR relâmpago; Zubeldía mantém 100% no Maracanã

Com interferência rápida do VAR e gol de Kevin Serna, o Tricolor bateu o Mirassol, chegou aos 50 pontos e segue firme na briga por vaga direta na Libertadores.

IMAGENS PARA O SITE (1)
EUA venderam 20 fuzis de precisão ao Bope do Rio por R$ 800 mil

Venda foi aprovada pelo governo Biden em 2023, apesar de oposição de diplomatas e especialistas em direitos humanos. Armas chegaram ao Brasil em 2024 e custaram US$ 150 mil.