A partir desta segunda-feira, 24 de março, a redução no preço das passagens das barcas entra em vigor. Nas linhas Arariboia – Praça XV, Paquetá – Praça XV e Cocotá – Praça XV, os passageiros pagarão R$ 4,70, valor que antes era de R$ 7,70. A medida, que visa atrair mais usuários, reflete a queda no número de passageiros que o sistema de transporte vem enfrentando nos últimos anos. Em 2014, as barcas registraram mais de 28 milhões de passageiros, enquanto no ano passado, esse número caiu para cerca de 12 milhões.
Preocupações com a qualidade do serviço
Embora a redução no preço seja vista como uma vantagem para os passageiros, muitos se mostram apreensivos com a possível deterioração do serviço. O estudante Diogo, que utiliza as barcas diariamente, destacou que, embora a diminuição do valor da passagem seja positiva, as condições das embarcações ainda são um problema. “Tem muitas barcas velhas sem ar-condicionado, principalmente no calor. Está um inferno ficar dentro”, disse ele, expressando a frustração de muitos usuários.
Mudança na gestão do sistema
Além da alteração no preço, a gestão do sistema de barcas também passou por uma grande mudança. Desde o mês passado, a operação das barcas deixou de ser uma concessão da CCR e passou a ser responsabilidade do governo do estado, com apoio do Consórcio Rio Barcas, vencedor da licitação de novembro do ano passado. A nova concessionária ficará à frente do serviço por um período mínimo de cinco anos.
Expectativa e desafios para o futuro
A principal preocupação dos passageiros é que a redução tarifária não afete ainda mais a qualidade do serviço. Com a chegada de uma nova gestão e um novo modelo de operação, a população aguarda melhorias em aspectos como a manutenção das embarcações e a frequência dos intervalos, além do bom funcionamento do ar-condicionado, essencial para o conforto dos passageiros.
Fontes: diariodorio.com/g1.globo.com