Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Estabelecimento, que completa 61 anos, recebe a tradicional placa azul e se une a outros ícones da cidade.

O Adegão Português, tradicional restaurante localizado no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi oficialmente declarado Patrimônio Cultural Carioca. A homenagem ocorreu no último sábado (12/04), com a presença do prefeito Eduardo Paes, que entregou a tradicional placa azul, símbolo da distinção concedida pela Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

Paes descerrou a placa comemorativa ao lado de Pablo Iglesias, um dos proprietários do restaurante, e de antigos funcionários que marcaram a trajetória da casa. Iglesias comemorou o reconhecimento, destacando a importância do Adegão Português para a história local e para seus colaboradores. “São 61 anos de história aqui em São Cristóvão. Este é o trabalho de uma vida”, celebrou o empresário.

Fundação e trajetória do Adegão Português

Fundado em 1964 por quatro amigos imigrantes, o Adegão Português começou como uma churrascaria e pizzaria, mas rapidamente se destacou pela inclusão de pratos tradicionais portugueses, como os bolinhos de bacalhau e diversas receitas à base de bacalhau e frutos do mar. Com o tempo, conquistou uma clientela fiel e se tornou um dos maiores símbolos gastronômicos de São Cristóvão.

Hoje, com quase 61 anos de história, o restaurante integra o Circuito dos Negócios Tradicionais do Rio de Janeiro, uma iniciativa que reúne estabelecimentos emblemáticos da cidade. 31 endereços já fazem parte desse circuito, que visa preservar e valorizar os espaços que marcam a história e o cotidiano carioca.

Patrimônio Cultural Carioca: um selo de relevância histórica

O reconhecimento do Adegão Português como Patrimônio Cultural Carioca é mais do que uma simples homenagem. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), é uma forma de destacar os locais que têm importância histórica e cultural para o Rio. A placa azul, agora afixada na fachada do restaurante, passa a ser um símbolo da relevância do Adegão na formação do caráter gastronômico da cidade.

Com a distinção, o restaurante se junta a outros ícones cariocas como a Churrascaria Palace, em Copacabana, o Rio Scenarium, na Lapa, e a Confeitaria Colombo, no Centro, todos já celebrados como patrimônio cultural da cidade.

Fontes: odia.ig.com.br/diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.