Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Estabelecimento, que completa 61 anos, recebe a tradicional placa azul e se une a outros ícones da cidade.

O Adegão Português, tradicional restaurante localizado no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi oficialmente declarado Patrimônio Cultural Carioca. A homenagem ocorreu no último sábado (12/04), com a presença do prefeito Eduardo Paes, que entregou a tradicional placa azul, símbolo da distinção concedida pela Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

Paes descerrou a placa comemorativa ao lado de Pablo Iglesias, um dos proprietários do restaurante, e de antigos funcionários que marcaram a trajetória da casa. Iglesias comemorou o reconhecimento, destacando a importância do Adegão Português para a história local e para seus colaboradores. “São 61 anos de história aqui em São Cristóvão. Este é o trabalho de uma vida”, celebrou o empresário.

Fundação e trajetória do Adegão Português

Fundado em 1964 por quatro amigos imigrantes, o Adegão Português começou como uma churrascaria e pizzaria, mas rapidamente se destacou pela inclusão de pratos tradicionais portugueses, como os bolinhos de bacalhau e diversas receitas à base de bacalhau e frutos do mar. Com o tempo, conquistou uma clientela fiel e se tornou um dos maiores símbolos gastronômicos de São Cristóvão.

Hoje, com quase 61 anos de história, o restaurante integra o Circuito dos Negócios Tradicionais do Rio de Janeiro, uma iniciativa que reúne estabelecimentos emblemáticos da cidade. 31 endereços já fazem parte desse circuito, que visa preservar e valorizar os espaços que marcam a história e o cotidiano carioca.

Patrimônio Cultural Carioca: um selo de relevância histórica

O reconhecimento do Adegão Português como Patrimônio Cultural Carioca é mais do que uma simples homenagem. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), é uma forma de destacar os locais que têm importância histórica e cultural para o Rio. A placa azul, agora afixada na fachada do restaurante, passa a ser um símbolo da relevância do Adegão na formação do caráter gastronômico da cidade.

Com a distinção, o restaurante se junta a outros ícones cariocas como a Churrascaria Palace, em Copacabana, o Rio Scenarium, na Lapa, e a Confeitaria Colombo, no Centro, todos já celebrados como patrimônio cultural da cidade.

Fontes: odia.ig.com.br/diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Ventos fortes e chuva causados pelo ciclone extratropical levaram ao adiamento das apresentações que aconteceriam neste fim de semana na Brava Arena Jockey.

Fenômeno que atua entre Santa Catarina e São Paulo continua influenciando o clima no Rio. Rajadas chegam a quase 80 km/h e provocam quedas de árvores; melhora é esperada a partir de segunda-feira.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (3)
Cientistas criam computador feito de cogumelos shiitake com chip biológico que alcança quase 6 GHz

Experimento da Universidade de Ohio transforma fungos em chips biodegradáveis que funcionam como memória RAM orgânica. Tecnologia promete mudar o futuro da computação e da inteligência artificial.

IMAGENS PARA O SITE (2)
Fluminense vence Mirassol com gol de Kevin Serna e VAR relâmpago; Zubeldía mantém 100% no Maracanã

Com interferência rápida do VAR e gol de Kevin Serna, o Tricolor bateu o Mirassol, chegou aos 50 pontos e segue firme na briga por vaga direta na Libertadores.

IMAGENS PARA O SITE (1)
EUA venderam 20 fuzis de precisão ao Bope do Rio por R$ 800 mil

Venda foi aprovada pelo governo Biden em 2023, apesar de oposição de diplomatas e especialistas em direitos humanos. Armas chegaram ao Brasil em 2024 e custaram US$ 150 mil.