A Prefeitura do Rio de Janeiro amplia a vacinação contra a dengue para adolescentes de 17 a 18 anos, a partir desta sexta-feira (14). A medida visa utilizar as 50 mil doses remanescentes da vacina, direcionadas inicialmente ao grupo prioritário, e ficará disponível até o dia 26 de março. A vacina também continua sendo oferecida para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos que ainda não se imunizaram.
Como se vacinar
Para receber a vacina, é necessário levar um documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação. O imunizante estará disponível em todas as unidades de Atenção Primária da cidade. Além disso, dois Super Centros Cariocas de Vacinação, localizados em Botafogo e Campo Grande, também aplicam a vacina todos os dias. O Super Centro de Botafogo funciona das 8h às 22h, enquanto o de Campo Grande segue o horário de funcionamento do centro comercial no ParkShopping Campo Grande.
Segurança e eficácia da vacina
A vacina contra a dengue é segura, eficaz e já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal. O Brasil foi o primeiro país do mundo a incorporar a vacina contra a dengue à sua rede pública de saúde.
A ampliação da vacinação
A ampliação da vacinação, além de beneficiar adolescentes de 17 a 18 anos, visa acelerar a proteção da população contra a dengue, doença que apresenta risco significativo à saúde pública. Com o aproveitamento dessas 50 mil doses remanescentes, a Prefeitura busca vacinar o maior número possível de jovens e crianças, evitando a propagação da doença.
Fontes: prefeitura.rio