Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Com a chegada do nível 3, a cidade enfrenta temperaturas elevadas e índice de calor que pode atingir 40°C; Prefeitura reforça orientações à população.

Foto: JOSE LUCENA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

A cidade do Rio de Janeiro entrou, oficialmente, no nível 3 do Protocolo de Calor, por volta das 15h50 desta quarta-feira, 24 de dezembro. O alerta foi dado pelo Sistema Alerta Rio, com previsão de Índices de Calor variando entre 36°C e 40°C por pelo menos quatro horas consecutivas. Com isso, o calor intenso está afetando a capital fluminense, que agora vive um cenário de temperaturas elevadas e riscos associados à saúde.

Temperaturas elevadas e sistema de alta pressão

A principal causa do calor extremo é a atuação de um sistema de alta pressão, que mantém as temperaturas em patamares elevados durante o dia e noite. Com isso, a máxima prevista para esta terça-feira, 23, foi de 38°C, com poucas nuvens e sem chuva. Ventos moderados ajudam a amenizar um pouco o calor, mas o cenário ainda é de desconforto.

Orientações da Prefeitura do Rio para enfrentar o calor

A Prefeitura do Rio de Janeiro, diante do aumento das temperaturas, emitiu orientações para reduzir os impactos da onda de calor na população. A recomendação principal é que as pessoas aumentem a ingestão de líquidos, como água e sucos naturais, mesmo sem sentir sede. Além disso, a Prefeitura sugere a ingestão de alimentos leves, como frutas e saladas, para evitar sobrecarga no organismo.

Cuidados com a exposição ao sol

O calor extremo exige cuidados redobrados com a exposição solar. Especialistas alertam para a necessidade de evitar o sol entre 10h e 16h, quando os raios ultravioletas são mais intensos. Roupas leves e frescas também devem ser priorizadas, além de evitar bebidas alcoólicas e açucaradas, que contribuem para a desidratação.

Atenção especial para grupos vulneráveis e animais

A preocupação com a saúde de crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas é uma prioridade neste período. É fundamental que essas pessoas mantenham o uso regular de medicamentos e sejam monitoradas quanto à hidratação. Além disso, os cuidados com os animais de estimação devem ser intensificados, evitando passeios no período de calor intenso e oferecendo água fresca constantemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Vítima sem envolvimento em briga foi atingida por disparo próximo ao Posto 12, na Zona Oeste do Rio

Traficante era alvo de ofensiva que neutralizou 117 criminosos nos complexos do Alemão e da Penha

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Piloto de avião que caiu em Copacabana estava no primeiro dia de trabalho

Aeronave monomotor caiu no mar após deixar o Aeroporto de Jacarepaguá. Investigação apura as causas do acidente fatal.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Alerj promulga novas leis após derrubada de vetos do executivo no Rio de Janeiro

assembleia derruba vetos do governo e promulga 10 leis que impactam segurança pública, saúde, transporte e direitos do consumidor

IMAGENS PARA O SITE (12)
Agora é Lei: Refugiados e resgatados da escravidão terão vagas de emprego no Rio de Janeiro

lei sancionada por cláudio castro garante reserva de vagas em empresas prestadoras de serviço ao estado do Rio