Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

A Prefeitura do Rio oferece imunização contra o sarampo em pontos estratégicos da cidade, com foco na população adulta e em pontos de grande circulação.

Prefeitura do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira (25) e quinta-feira (27), uma importante ação de vacinação contra o sarampo no Terminal Central do Brasil. A vacinação acontecerá das 8h às 16h, com duas vacinas disponíveis: a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Ambas as vacinas, entretanto, são contraindicadas para gestantes.

Objetivo da Ação

Com o aumento de casos de sarampo nas cidades vizinhas, o município decide intensificar a mobilização para completar o esquema vacinal em adultos entre 18 e 59 anos que ainda não se imunizaram. Para facilitar o acesso, a Prefeitura escolheu o Terminal Central do Brasil, um dos principais pontos de circulação de pessoas, como local estratégico para a ação.

Imunização em Unidades de Saúde

Além da Central do Brasil, as 239 unidades de Atenção Primária do município, como Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, também oferecem a vacina contra o sarampo. Essas unidades atendem tanto crianças quanto adultos, oferecendo as vacinas de rotina e aquelas destinadas à correção de lacunas no esquema vacinal de adultos.

Esquema Vacinal

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) determina que a primeira dose da vacina contra o sarampo seja dada aos 12 meses de idade, com a segunda dose aos 15 meses, combinada à vacina da varicela. Caso as pessoas não tenham sido vacinadas na infância, elas podem ser imunizadas durante a campanha. Para adultos de 18 a 29 anos, são necessárias duas doses, com intervalo de 30 dias. Já para os adultos entre 30 e 59 anos, basta uma dose.

Importância da Vacinação

De acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, “o Rio não registrou, até o momento, casos de sarampo em 2025, mas a proximidade com cidades vizinhas, onde já houve confirmações da doença, exige cautela.” Ele alerta que, embora a doença esteja controlada no município, o sarampo continua sendo uma ameaça, especialmente para aqueles que não completaram seu esquema vacinal.

Sintomas do Sarampo e Cuidados

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por gotículas de secreção respiratória. Seus principais sintomas incluem febre alta, manchas vermelhas no corpo, tosse seca, conjuntivite e nariz escorrendo. A doença pode levar a complicações graves, como pneumonia, otite média e encefalite, sendo potencialmente fatal.

Fontes: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.