Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

A Prefeitura do Rio oferece imunização contra o sarampo em pontos estratégicos da cidade, com foco na população adulta e em pontos de grande circulação.

Prefeitura do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira (25) e quinta-feira (27), uma importante ação de vacinação contra o sarampo no Terminal Central do Brasil. A vacinação acontecerá das 8h às 16h, com duas vacinas disponíveis: a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Ambas as vacinas, entretanto, são contraindicadas para gestantes.

Objetivo da Ação

Com o aumento de casos de sarampo nas cidades vizinhas, o município decide intensificar a mobilização para completar o esquema vacinal em adultos entre 18 e 59 anos que ainda não se imunizaram. Para facilitar o acesso, a Prefeitura escolheu o Terminal Central do Brasil, um dos principais pontos de circulação de pessoas, como local estratégico para a ação.

Imunização em Unidades de Saúde

Além da Central do Brasil, as 239 unidades de Atenção Primária do município, como Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, também oferecem a vacina contra o sarampo. Essas unidades atendem tanto crianças quanto adultos, oferecendo as vacinas de rotina e aquelas destinadas à correção de lacunas no esquema vacinal de adultos.

Esquema Vacinal

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) determina que a primeira dose da vacina contra o sarampo seja dada aos 12 meses de idade, com a segunda dose aos 15 meses, combinada à vacina da varicela. Caso as pessoas não tenham sido vacinadas na infância, elas podem ser imunizadas durante a campanha. Para adultos de 18 a 29 anos, são necessárias duas doses, com intervalo de 30 dias. Já para os adultos entre 30 e 59 anos, basta uma dose.

Importância da Vacinação

De acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, “o Rio não registrou, até o momento, casos de sarampo em 2025, mas a proximidade com cidades vizinhas, onde já houve confirmações da doença, exige cautela.” Ele alerta que, embora a doença esteja controlada no município, o sarampo continua sendo uma ameaça, especialmente para aqueles que não completaram seu esquema vacinal.

Sintomas do Sarampo e Cuidados

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por gotículas de secreção respiratória. Seus principais sintomas incluem febre alta, manchas vermelhas no corpo, tosse seca, conjuntivite e nariz escorrendo. A doença pode levar a complicações graves, como pneumonia, otite média e encefalite, sendo potencialmente fatal.

Fontes: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.