Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

A confirmação ocorreu após reunião do prefeito Eduardo Paes com representantes do governo federal.

O Rio de Janeiro será oficialmente a sede da Cúpula dos Líderes do BRICS em 2025, marcada para os dias 6 e 7 de julho. O anúncio foi feito neste sábado (15), após reunião entre o prefeito Eduardo Paes e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio da Cidade, em Botafogo. O evento reunirá chefes de Estado dos 20 países integrantes do grupo.

Em 1º de janeiro de 2025, o Brasil assumiu a presidência rotativa do BRICS, que inclui os países membros Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, e agora conta com novas adesões: Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã. Para o município, a escolha do Rio como sede reforça sua posição como um importante centro para grandes eventos internacionais.

Uma Nova Era para o Rio de Janeiro

A Cúpula dos Líderes do BRICS ocorrerá apenas um ano após a cidade sediar a Cúpula do G20, consolidando ainda mais o Rio como polo de diplomacia mundial. O prefeito Eduardo Paes, em suas redes sociais, se disse “orgulhoso” de representar a cidade com suas belezas e desafios. “O Rio é uma cidade especial e, mais uma vez, será a capital do mundo”, afirmou Paes.

O ministro Mauro Vieira também comemorou a escolha do Rio, destacando que o evento será uma oportunidade para discutir o desenvolvimento de soluções para os desafios globais. “Decisões importantes serão tomadas para melhorar as condições de vida e fomentar a cooperação entre os países membros”, disse Vieira.

Calendário de Atividades e Iniciativas

Para organizar o evento, a Prefeitura do Rio criou o Comitê Rio BRICS, que será responsável por elaborar o “Calendário BRICS Rio”. Esse calendário incluirá diversas iniciativas e atividades durante 2025, promovendo maior interação entre os países membros e parceiros do BRICS. O comitê também se envolverá em fóruns e comissões nacionais e internacionais, abordando questões de interesse do grupo.

Além disso, a revitalização do Palácio Capanema, localizado no Centro do Rio, está em fase final e será um dos locais utilizados para as reuniões do BRICS. O edifício, um ícone da arquitetura modernista brasileira, será um palco de grandes discussões internacionais.

Fontes: diariodorio.com/agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.