Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

A campanha de vacinação contra a gripe já começou no Rio, com foco nos profissionais de saúde e grupos prioritários. Confira o calendário e os locais de vacinação.

O Rio de Janeiro deu início neste sábado (29) à campanha anual de vacinação contra a gripe, com a primeira dose sendo aplicada nos profissionais da área de saúde. A vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria). A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a importância da vacinação para evitar complicações, hospitalizações e mortes pela gripe, que já resultaram em nove óbitos e 64 internações no estado em 2025.

A sanitarista Jussara Santos, uma das vacinadas, falou sobre a importância da imunização, destacando como ela contribuiu para a prevenção de problemas respiratórios. “Eu sou asmática e, depois que comecei a tomar a vacina, nunca mais tive complicações respiratórias. A imunização previne agravamentos e hospitalizações”, afirmou.

Grupos Prioritários e Calendário

A primeira fase da campanha atende trabalhadores da saúde e, a partir de 1º de abril, começa a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, e gestantes. No dia 7 de abril, será a vez das pessoas com doenças crônicas e condições especiais, como doenças cardíacas, respiratórias, e diabetes, entre outras.

Além disso, a campanha continua com mais grupos sendo atendidos até 12 de abril, como puérperas, pessoas com deficiência permanente, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, e povos indígenas.

Locais de Vacinação

A vacina estará disponível em todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde. Os Super Centros Cariocas de Vacinação, localizados em Botafogo e Campo Grande, também oferecem atendimento diário, com horários estendidos, especialmente para o público com necessidades especiais, como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Vacina Segura e Eficaz

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina contra a gripe é segura para todos os grupos prioritários. As exceções incluem pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores ou crianças menores de seis meses. Caso haja dúvidas, os serviços de saúde poderão fornecer mais informações e avaliar cada situação específica.

Fontes: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.