Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

A campanha de vacinação contra a gripe já começou no Rio, com foco nos profissionais de saúde e grupos prioritários. Confira o calendário e os locais de vacinação.

O Rio de Janeiro deu início neste sábado (29) à campanha anual de vacinação contra a gripe, com a primeira dose sendo aplicada nos profissionais da área de saúde. A vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria). A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a importância da vacinação para evitar complicações, hospitalizações e mortes pela gripe, que já resultaram em nove óbitos e 64 internações no estado em 2025.

A sanitarista Jussara Santos, uma das vacinadas, falou sobre a importância da imunização, destacando como ela contribuiu para a prevenção de problemas respiratórios. “Eu sou asmática e, depois que comecei a tomar a vacina, nunca mais tive complicações respiratórias. A imunização previne agravamentos e hospitalizações”, afirmou.

Grupos Prioritários e Calendário

A primeira fase da campanha atende trabalhadores da saúde e, a partir de 1º de abril, começa a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, e gestantes. No dia 7 de abril, será a vez das pessoas com doenças crônicas e condições especiais, como doenças cardíacas, respiratórias, e diabetes, entre outras.

Além disso, a campanha continua com mais grupos sendo atendidos até 12 de abril, como puérperas, pessoas com deficiência permanente, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, e povos indígenas.

Locais de Vacinação

A vacina estará disponível em todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde. Os Super Centros Cariocas de Vacinação, localizados em Botafogo e Campo Grande, também oferecem atendimento diário, com horários estendidos, especialmente para o público com necessidades especiais, como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Vacina Segura e Eficaz

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina contra a gripe é segura para todos os grupos prioritários. As exceções incluem pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores ou crianças menores de seis meses. Caso haja dúvidas, os serviços de saúde poderão fornecer mais informações e avaliar cada situação específica.

Fontes: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.