Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Linha 634 começa a operar sem pagamento em dinheiro na Ilha do Governador enquanto Ministério Público investiga exclusividade do sistema digital.

Foto: Iago Campos/ Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou neste domingo (17) a circulação dos primeiros ônibus municipais sem pagamento em dinheiro em espécie. Além disso, a mudança estreou na linha 634, que liga Bananal à Saens Peña.

A nova operação funciona na Ilha do Governador, na Zona Norte carioca, e utiliza uma frota administrada pela Mobi-Rio. Segundo a prefeitura, os passageiros poderão pagar a tarifa apenas com cartões Jaé ou Riocard.

Enquanto isso, o Ministério Público do Rio de Janeiro abriu um inquérito civil para investigar a exclusividade do sistema Jaé no transporte municipal.

Linha 634 estreia com operação 24 horas

A linha 634 começou a operar às 5h deste domingo com 25 ônibus novos. Além disso, todos os veículos possuem ar-condicionado e tecnologia embarcada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a linha funcionará durante 24 horas por dia. Dessa forma, a operação prevê 65 viagens em dias úteis.

Aos sábados, os ônibus realizarão 58 viagens. Já aos domingos, o sistema fará 45 deslocamentos ao longo do dia.

O trajeto atende regiões importantes da cidade. Entre elas, estão Bananal, Cocotá, Cacuia, Portuguesa, Fundão, Manguinhos, Leopoldina e Saens Peña.

Além disso, a nova linha reforça a conexão entre a Ilha do Governador e áreas estratégicas da Zona Norte.

Prefeitura defende modernização do sistema

O prefeito Eduardo Cavaliere acompanhou a inauguração da frota ao lado de Jorge Arraes.

Segundo o prefeito, a retirada do dinheiro em espécie melhora o embarque e reduz o tempo das viagens.

Além disso, Eduardo Cavaliere afirmou que os motoristas poderão focar exclusivamente na condução dos veículos.

O prefeito destacou ainda que 92% das viagens municipais já utilizam cartões ou aplicativos como forma de pagamento.

Jorge Arraes também defendeu o novo sistema. Segundo ele, o uso do aplicativo Jaé facilita o embarque e melhora a experiência dos passageiros.

Para usuários com gratuidade, o funcionamento permanecerá igual. Portanto, bastará utilizar o cartão específico durante o embarque.

Sistema sem dinheiro será ampliado em maio

A prefeitura informou que todas as linhas municipais deixarão de aceitar dinheiro em espécie a partir de 30 de maio.

Atualmente, o modelo já funciona em sistemas como BRT e VLT. Agora, a administração municipal pretende expandir o formato para toda a rede.

Segundo o município, a linha 634 substitui um serviço considerado insuficiente pela prefeitura na ligação entre Ilha do Governador e Tijuca.

Além disso, a gestão municipal afirmou que a nova frota representa a décima terceira linha totalmente renovada na cidade.

Novos ônibus ampliam renovação da frota

A modernização do transporte municipal também contempla outras linhas importantes da cidade. Entre elas, aparecem as linhas 753, 754, 756 e 757.

Além disso, linhas como 870, 731, 765, 826 e 897 já receberam veículos novos recentemente.

Segundo a prefeitura, os novos ônibus possuem GPS integrado, câmeras internas, painéis eletrônicos e acessibilidade completa.

Os veículos também seguem o padrão ambiental Euro VI. Dessa maneira, os modelos reduzem em até 80% a emissão de poluentes.

Além disso, parte da nova frota poderá utilizar gás natural, biometano ou energia elétrica.

Licitação prevê mais de mil ônibus novos

A Prefeitura do Rio segue com o processo de licitação do Sistema RIO. Atualmente, o projeto avança em diferentes regiões da capital.

Na primeira etapa, Campo Grande e Santa Cruz receberão 316 ônibus. Desse total, 169 veículos entrarão em operação em agosto.

Outros 147 ônibus começarão a circular em setembro. Além disso, a segunda fase da licitação prevê mais de mil veículos novos.

O novo edital contempla regiões como Bangu, Santa Cruz, Vila Isabel e Ilha do Governador.

Segundo a prefeitura, a ampliação aumentará significativamente a frota nessas áreas e melhorará a oferta de transporte público.

Ministério Público investiga exclusividade do Jaé

O Ministério Público do Rio instaurou um inquérito civil na última sexta-feira (15). O órgão investiga a decisão da prefeitura sobre o fim do pagamento em dinheiro.

A apuração também analisa a exclusividade do cartão Jaé na integração do Bilhete Único Carioca.

Segundo a 3ª Promotoria de Justiça, a medida pode representar prática abusiva contra consumidores sem acesso digital.

Por isso, o Ministério Público solicitou esclarecimentos técnicos e administrativos à Secretaria Municipal de Transportes.

Além disso, o órgão pediu informações sobre alternativas para passageiros sem celular, aplicativo ou acesso bancário.

A promotoria também solicitou detalhes à empresa Bilhete Digital S.A. sobre funcionamento do sistema Jaé e pontos de recarga disponíveis.

Mudança divide opiniões entre passageiros

Enquanto parte dos usuários aprovou a modernização, outros demonstraram preocupação com dificuldades tecnológicas.

Passageiros relataram dúvidas sobre recarga digital, funcionamento do aplicativo e acesso aos cartões físicos.

Mesmo assim, a prefeitura afirmou que seguirá ampliando campanhas de orientação e cadastramento dos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Agência apura se uma das aeronaves operava de forma irregular; acidente matou artistas internacionais, produtores e pilotos no Rio de Janeiro.

Áreas de instabilidade associadas a uma região de baixa pressão deixam o céu nublado na cidade. Chuva deve persistir até quinta-feira, com melhora prevista para sexta.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE - 2026-06-15T112352.271
Cantor Oliver Tree e youtuber argentino Gaspi estão entre vítimas de colisão de helicópteros no Rio, dizem autoridades

Acidente aéreo no Recreio dos Bandeirantes deixou seis mortos e provocou incêndio de grandes proporções em pátio de veículos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Trabalhador morre eletrocutado durante descarregamento de areia em Búzios

Guilherme dos Reis, de 21 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto auxiliava no descarregamento de material de construção. Defesa Civil apontou, em avaliação preliminar, que a rede de alta tensão estaria abaixo dos padrões de segurança.

IMAGENS PARA O SITE (2)
Jovem gaúcho de 18 anos desaparece no Rio após sair para caminhar

Pedro Henrique Lopes Guimarães, de Porto Alegre, morava há cerca de cinco meses com o pai no Rio de Janeiro. Polícia Civil investiga o desaparecimento, registrado na região da Tijuquinha.