Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Cidade será palco de encontro estratégico com foco em turismo sustentável, afroturismo e conectividade aérea entre os continentes.

O Rio de Janeiro foi escolhido como sede da 3ª Cúpula de Turismo da ONU para a África e as Américas, que acontecerá em 2026. O anúncio oficial ocorreu durante a segunda edição do encontro, realizado esta semana na Zâmbia, com a presença de representantes do Ministério do Turismo brasileiro.

O evento reunirá líderes dos dois continentes para debater ações estratégicas para o turismo sustentável e inclusivo, além de fomentar investimentos e qualificação profissional. A escolha do Rio reforça sua imagem como anfitrião de grandes encontros internacionais e amplia o protagonismo brasileiro no cenário global.

Turismo como ponte entre culturas e negócios

Carlos Henrique Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, representou o Brasil na Zâmbia. Ele destacou o fortalecimento da conectividade aérea entre a África e a América do Sul, especialmente via voos diretos de África do Sul, Angola, Etiópia e Marrocos.

“O Brasil é a porta de entrada da África na América do Sul”, afirmou. Para ele, a herança africana e o afroturismo unem os continentes. Sobral também citou investimentos em infraestrutura aeroportuária e iniciativas como o Programa Rotas Negras, que valoriza a cultura afro-brasileira.

Investimento, qualificação e cooperação internacional

Com o tema Promovendo o turismo resiliente por meio da conectividade, do investimento e do desenvolvimento da força de trabalho qualificada, a próxima cúpula da ONU Turismo pretende impulsionar:

  • parcerias estratégicas para ampliar a malha aérea;
  • atração de capital estrangeiro;
  • intercâmbio de experiências culturais;
  • formação profissional para o setor.

Durante a edição na Zâmbia, o Brasil destacou conquistas recentes, como a chegada de 6,7 milhões de estrangeiros em 2023 e a movimentação de R$ 7,3 bilhões em gastos turísticos.

Nova estrutura da ONU no Brasil fortalece agenda global

Outro destaque da política de internacionalização do turismo brasileiro foi a criação do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro, inaugurado em março. A sede é a primeira da organização nas Américas e no Caribe e resultou de uma articulação liderada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino.

Além disso, a delegação brasileira na Zâmbia manteve reuniões bilaterais com representantes de Cabo Verde, Zâmbia e República do Congo, para aprofundar a cooperação e promover o afroturismo com apoio da Unesco e outros ministérios.

Fontes: gov.br/diariodorio.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Investigações apontam que animais serviam como instrumento de intimidação de facções criminosas; seis suspeitos foram presos e dezenas de veículos recuperados.

Agência apura se uma das aeronaves operava de forma irregular; acidente matou artistas internacionais, produtores e pilotos no Rio de Janeiro.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Disney suspende gravações de série após morte de técnico no Rio

Luiz Fernando Martins, de 55 anos, trabalhava na produção de Delegacia de Homicídios, série do Disney+ produzida pela AfroReggae Audiovisual. Caso é investigado pela Polícia Civil.

IMAGENS PARA O SITE - 2026-06-15T112352.271
Cantor Oliver Tree e youtuber argentino Gaspi estão entre vítimas de colisão de helicópteros no Rio, dizem autoridades

Acidente aéreo no Recreio dos Bandeirantes deixou seis mortos e provocou incêndio de grandes proporções em pátio de veículos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Trabalhador morre eletrocutado durante descarregamento de areia em Búzios

Guilherme dos Reis, de 21 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto auxiliava no descarregamento de material de construção. Defesa Civil apontou, em avaliação preliminar, que a rede de alta tensão estaria abaixo dos padrões de segurança.